casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Teorias da Personalidade Humana

Cada indivíduo tem sua própria personalidade. Jerry M. Burger define a personalidade como " padrões de comportamento consistentes e processos intrapessoais originários dentro do indivíduo. " ( Ver referência 1 ). Pesquisadores estudaram como esses padrões e processos de desenvolvimento por muitos anos. Há muitas teorias diferentes que explicam como esses padrões e processos de desenvolvimento . Sete dessas teorias têm sido o mais amplamente aceito e bem pesquisado desde o advento do campo da psicologia. Teoria freudiana

Sigmund Freud é conhecido como o pai da psicologia. Teoria da personalidade de Freud é em grande parte baseada no papel da mente inconsciente eo desenvolvimento do id, ego e superego. O id é a parte egoísta da personalidade, apenas preocupado com a obtenção necessidades satisfeitas , e é o primeiro a se desenvolver. O ego considera as conseqüências das ações , eo superego reconhece regras sociais . Freud acreditava que os resultados de um conflito de personalidade entre essas três partes ( ver referência 1).

Teorias neo -freudianos

pesquisa inicial de Freud para o desenvolvimento da personalidade promovido o neo- freudianos teorias . Teóricos como Alfred Adler, Carl Jung e Erik Erikson teve o trabalho de Freud e aplicou- de novas maneiras. Eles mantiveram os papéis dos mecanismos inconscientes e de defesa , mas onde Freud focado no lado mais escuro da personalidade, esses teóricos aplicou-as em uma luz mais positiva. Teorias neo- freudianos também considerar a influência da sociedade e da cultura no desenvolvimento da personalidade e acredita que a personalidade continua a se desenvolver ao longo da adolescência .
Trait Theory

AllPsych descreve características como os aspectos permanentes de cada uma pessoa que fazem as pessoas que elas são (ver referência 2). Teóricos Trait concentrar em traços específicos sobre um continuum e como traços de um indivíduo relacionar com os outros . Exemplos de características são a agressividade, a expressividade ea ansiedade. Eles geralmente são menos preocupados com as causas subjacentes para o comportamento do que outros teóricos e não levam em conta as mudanças de personalidade. Traço teóricos tendem a se concentrar na pesquisa , em vez de praticar a psicologia.
Teoria biológica

A teoria biológica centra-se nas características genéticas que a forma de personalidade. Hans Eysenck é o teórico biológico mais influente e acreditava que havia três características primárias - extroversão - introversão , neuroticismo e psicoticismo ( ver referência 1 ) . Esta teoria também leva em conta o temperamento como disposições de personalidade que as pessoas nascem com e evoluir para características específicas. Alguns teóricos biológicos também atribuem ao conceito do papel da evolução na personalidade. Eles observam características de personalidade como servir uma função evolutiva.

Teorias Humanísticos

teorias humanistas sugerem que as pessoas são responsáveis ​​por suas próprias ações. Eles também enfatizam o aqui e agora, o que sugere que pensar e se preocupar com o passado é uma perda de tempo. Carl Rogers, um humanista proeminente, cunhou a frase " em pleno funcionamento. " (Ver referência 1 ). Este conceito refere-se a indivíduos que obtêm a máxima satisfação com suas vidas. Teóricos humanistas acreditam que as pessoas são basicamente boas e têm valor.

Comportamentais e de aprendizagem social Teorias

comportamentais e teorias de aprendizagem social, estão relacionadas em sua referência às influências ambientais sobre a personalidade desenvolvimento . Alguns behavioristas tradicionais acreditava que as crianças nasceram como lousas em branco e personalidade era totalmente dependente de influências ambientais. Eles também concentrou-se principalmente nos comportamentos externos. Ações internas teóricos da aprendizagem social considerados, tais como o pensamento e sentimento, além de ações observáveis. Ambas as teorias enfatizam o desenvolvimento da personalidade através de reforço e condicionamento.
Cognitive Theory

A teoria cognitiva é baseada no conceito de que os pensamentos e sentimentos de forma sentimentos determinar ações. Teóricos cognitivos acreditam que a personalidade vem de como os indivíduos pensam e percebem seu ambiente . De acordo com esta teoria , os indivíduos que percebem que o copo está meio vazio são mais propensos a ser pessoas tristes ou irritados e mais negativos , enquanto os indivíduos que percebem o copo está meio cheio são mais propensos a ser feliz e mais otimista.