casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Ouvir e Falar Habilidades de Comunicação Interpessoal

ouvir e falar de forma eficaz não vêm naturalmente para todos. Ferramentas mente, Ltd. , relata que nós tipicamente lembrar de 25 a 50 por cento do que ouvimos . Ouvir e falar são processos ativos , o que significa que eles exigem pensamento e esforço para ser executado de forma eficaz. Tomando uma postura passiva em estas habilidades podem levar a desentendimentos , mágoas e relacionamentos disfuncionais com amigos e familiares . No entanto, o uso de estratégias para melhorar a audição e fala habilidades podem melhorar essas relações. Ouvir ativamente

Ouvir é um processo ativo . Trata-se de ouvir e compreender a informação . Para ser um ouvinte ativo você deve garantir que você entenda o que está sendo dito com o melhor de sua capacidade. Demonstrando escuta ativa para os outros mostra-lhes que você está interessado e entender o que eles estão dizendo. Resumindo o que foi dito é uma forma de mostrar interesse . Por exemplo, você poderia dizer, " sim, você sente que seu chefe não ouvi-lo . " Pedindo esclarecimentos demonstra que você quer entender . Um exemplo de esclarecimento é " eu não entendi essa parte, você quis dizer que você sentiu magoado ou com raiva? "
Pense antes de falar

Você já ouviu a frase " pense antes de falar " antes. Nem sempre é uma tarefa simples. Antes de falar, pensar cuidadosamente sobre as palavras que você está usando. Certifique-se de que as suas palavras são susceptíveis de ser entendidos corretamente , diga o que você quer dizer e expressar o que você pensa e sente , em vez de amarração . Tomando alguns segundos antes de falar e escolhendo as palavras com cuidado pode evitar dizer algo doloroso que você não pode ter de volta .
Evite culpa e acusação

Muitas vezes, quando as pessoas são tendo um desentendimento , eles culpam ou acusam de fazer um ponto . No entanto, quando alguém se sente acusado a resposta típica é para se defender ou retaliar. Isso desvia a discussão de ser solução focada para " o jogo da culpa " e da resolução é improvável. Em vez de dizer , " você é egoísta ", você pode dizer: " Eu me sinto como você não pensar sobre o que eu quero. " Isso tira a culpa e coloca a ênfase no alto-falante , em vez de o ouvinte enquanto continua a expressar o mesmo ponto.
Fazer uma pausa quando irritado ou triste

Quando as pessoas se sentem irritados ou extremamente triste é difícil de gerir esses sentimentos durante a conversa . Ao compartilhar esses pensamentos e sentimentos pode ser útil para lidar com a raiva ou a tristeza, este não é o momento de ter uma discussão séria sobre um pagamento de hipoteca tarde ou problemas de relacionamento. Se você não pode falar sem expressar raiva, fazer uma pausa até que você puder. Se você está tão triste ou deprimido que ela afeta o que você pensa e sente sobre uma situação relacionada , espere até se sentir melhor antes de discuti-lo . Esperar até um tempo melhor garante uma discussão mais produtiva.