casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Como lidar com a resistência em um Grupo de Aconselhamento

Resistência em cenários de aconselhamento em grupo são ainda mais acentuadas do que a resistência em ambientes de aconselhamento individual e casais . Os membros do grupo podem expressar a sua resistência em uma variedade de maneiras diferentes , inclusive aparecendo tarde , aparecendo abertamente desconfiado dos outros, recusando-se a participar - ou agindo indiferente sobre todo o processo. Se a resistência não é reconhecida ou tratada de forma adequada , pode ter efeitos graves sobre o processo do grupo como um todo. Felizmente, existem várias estratégias de psicoterapeutas pode utilizar para lidar com a resistência durante o aconselhamento grupo. Coisas que você precisa fichas de avaliação
contratos formais
Show Mais instruções
1

Criar um acordo formal que deve ser assinada por todos os participantes. Este contrato deve indicar que cada participante concorda em se comprometer com um determinado número de sessões. No final deste período de tempo ele pode escolher ou continuar a sair . Muitos clientes vão experimentar a maior resistência no início da terapia, e, portanto, têm um instinto simplesmente não voltar quando não sai como eles esperavam ou esperado. Às vezes é preciso várias sessões antes de um cliente pode abrir-se para o grupo e do processo. Este acordo vai evitar a resistência de acabar com a possibilidade de um cliente de crescimento , antes de começar.
2

Preste atenção à dinâmica de grupo , alianças e grupo mentalidade . Se um membro prova ser particularmente resistente ao processo de grupo , é possível que vários outros membros para deslocar inconscientemente na mesma direcção . Trabalhar com um membro particularmente resistente e fazendo-o sentir-se seguro o suficiente para participar pode ter um efeito positivo sobre o grupo como um todo .
3

ativamente trabalhar com a resistência , em vez de esperar que vai ir embora. Trabalhar ao nível da superfície e examinar a própria resistência - em vez de empurrar para a frente em direção a questões mais profundas que estão sendo resistiram . Por exemplo, se um participante é resistente à abertura sobre suas lutas com o abuso de álcool , não atormentá -lo a falar sobre o quão difícil deve ser o seu vício . Em vez disso, explorar por que ele não quer falar sobre isso no grupo . Pergunte se ele desconfia do grupo, está tendo um dia ruim ou acha que terapia é um monte de porcaria . Conseguir um membro a se abrir sobre sua resistência pode levar a que se dissolvendo.
4

Trabalhar com as questões de transferência que surgem em terapia de grupo . Por exemplo, se você é um homem de meia-idade ou mais velhos que está executando o grupo , vários participantes podem projetar a imagem de seu pai para você, ou até mesmo uma figura autoritária mais geral. Os participantes com essas projeções que tiveram experiências negativas podem ter uma resistência natural e teimoso para trabalhar com você . Em vez de se ressentir este inconveniente , considerá-lo como forragem para o crescimento. Este pode, simultaneamente, levar à exploração de questões relevantes , ao mesmo tempo demonstrando que você não é a projeção que vêem
5

Distribua fichas de avaliação para os membros do grupo em uma base regular - . Talvez uma vez por mês - e cobrá-los no final de uma sessão. Esta é uma excelente maneira de medir a satisfação do grupo e mudar suas estratégias para evitar futuras manifestações de resistência . Ele também dá aos membros a oportunidade de expressar os seus sentimentos sem ter que explicitamente colocar-se lá fora. Notáveis ​​questões de preocupação pode ser levantada pelo terapeuta e , em seguida, discutido por quem no grupo deseja falar verbalmente a ele.