casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Diferenças entre teorias da personalidade

No campo da psicologia , existem várias teorias principais de personalidade que tentam explicar quem são as pessoas e por que eles agem como eles fazem. Teorias classificar as pessoas com base em suas características ou traços , então descrever como essas características influenciam os seus comportamentos em diversas situações. Personalidade teoria centra-se na forma como as pessoas são diferentes umas das outras ; teorias selecionar diferentes comportamentos ou características para determinar suas taxonomias ou categorias. Teoria Trait

teoria Trait se concentra em identificar padrões de comportamento dentro de um indivíduo . Estes traços são considerados estáveis ​​ou imutável , as pessoas vão agir da mesma forma ao longo do tempo e através de diferentes situações. Psicólogos medir essas características , utilizando uma variedade de medidas , incluindo avaliações de auto-relato , como o Minnesota Multiphasic Inventário de Personalidade ( MMPI ) ou escalas de desejabilidade social . Traços também pode ser medida utilizando comportamentos observados . Uma teoria característica principal é o modelo de cinco fatores de personalidade , que usa cinco traços para descrever pessoas : extroversão , neuroticismo , abertura, afabilidade e consciência . Psicólogos proeminentes como Henry Murray , salientou a importância de se considerar a interação entre situação e individual, bem como considerando a motivação por trás do comportamento de uma pessoa.
Comportamental e Social Learning Theory

teorias comportamentais afirmam que os nossos comportamentos e respostas em situações são aprendidas através da associação e conseqüências. Comportamentos que são reforçados , ou recompensado , vai aumentar em freqüência, enquanto aquelas que são punidos ou não reforçados irá ocorrer com menos freqüência. As diferenças individuais ou de personalidade vai determinar como as pessoas valorizam diferentes tipos de reforço. Por exemplo, alguém que gosta de atenção dos outros pode ser reforçado por falar em público , outra pessoa pode diminuir sua fala na frente dos outros depois de se tornar ansioso. Pesquisadores como Albert Bandura afirmou que não só é o nosso comportamento influenciado pelo ambiente , mas também mudar o ambiente através de nosso comportamento. Estados teoria social de aprendizagem que aprendemos comportamento através de modelagem ou observando o que os outros fazem. Então , nós utilizamos a auto-regulação para modificar o nosso comportamento , observando e julgando a nós mesmos , que forma a nossa auto- conceito.
Abordagem biológica

teorias biológicas da foco personalidade sobre o papel da genética , bem como correlação biológica de comportamento , tais como excitação fisiológica e alterações na neuroquímica no cérebro . Pesquisadores em psicologia frequentemente estudar gêmeos examinar semelhanças e diferenças entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos .
Abordagem cognitiva Um exemplo de uma abordagem biológica para estudar a personalidade está examinando as diferenças na química do cérebro entre as pessoas classificadas como extrovertidos e introvertidos .

Teorias personalidade no cognitivo descrever personalidade como a nossa maneira de interpretar e dar sentido ao mundo. Nós usamos esquemas , ou conjuntos de crenças sobre o mundo , para nos ajudar a organizar e processar as informações que recebemos de nossas experiências. Temos também a auto- esquemas que determinam como percebemos a nós mesmos e os eventos que acontecem conosco. Por exemplo , algumas pessoas têm um locus de controle interno , onde eles sentem que são responsáveis ​​por eventos que ocorrem e as experiências que eles têm. Outros têm um locus de controle externo e perceber outras pessoas ou o meio ambiente como responsável por eventos . Semelhante a outras teorias , há uma ênfase na interação entre a personalidade eo ambiente: Alguém com um locus de controle interno podem perceber falhar em um teste , como resultado de suas próprias faltas e experiência diminuição da auto -estima , enquanto que alguém com um locus externo de controle podem perceber o mesmo resultado como resultado de fatores externos , como sendo injustamente difícil o teste.

evolutivas Pscyhology

Teorias em tentativa psicologia evolutiva para explicar o comportamento , determinando como o comportamento tem sido útil para nós como uma espécie. A seleção natural afirma que os comportamentos que são vantajosas para a sobrevivência de uma espécie será mais propensos a desenvolver e continuar como a espécie evolui. Por exemplo , os indivíduos que estavam mais cautelosos podem ter evitado situações perigosas e foi mais chances de sobreviver , o traço de personalidade de ansiedade poderia ter se desenvolvido dessa forma. Infelizmente, devido à natureza retrospectiva desta teoria , nada pode ser cientificamente examinada ou verificada.
John Holland & escolha da carreira

John Holland desenvolveu uma teoria da escolha da carreira que se relaciona intimamente com a personalidade . A teoria de Holanda descreve seis tipos de personalidade que as pessoas se dividem em : realistas , investigativos , artísticas , sociais , empreendedores e convencionais. Estes tipos de personalidade interagir com diferentes ambientes de trabalho , o que a Holanda descreve usando a mesma taxonomia . Sua teoria propõe que as pessoas que trabalham em ambientes que são congruentes com suas personalidades são mais propensos a ser satisfeita e bem sucedidos em suas carreiras.