casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Como usar o Eixo I do DSM -IV- TR

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - Fourth Edition- Revisão de Texto, ou DSM -IV- TR , foi publicado pela Associação Americana de Psiquiatria , em 2000. É os profissionais de saúde mental manuais usam para diagnosticar doenças . O DSM - IV - TR utiliza cinco níveis de classificação . Os eixos são distúrbios clínicos Eixo I , transtornos de personalidade do Eixo II e retardo mental, Eixo III Condições Médicas Gerais , Eixo IV Psicossocial e os problemas ambientais e Eixo V Avaliação Global do Funcionamento . Eixo I é usado para todos os distúrbios do DSM -IV- TR , exceto transtornos de personalidade e retardo mental. Instruções
1

Ler e se familiarizar com transtornos do Eixo I e os seus critérios. É impossível e impraticável para ler todo o DSM - IV - TR e cada vez que o diagnóstico de um cliente . Ter uma compreensão geral de cada diagnóstico e seus critérios de fazer um diagnóstico do Eixo I mais eficiente e preciso.
2

avaliar os sintomas do cliente. Normalmente uma avaliação psicossocial é realizado , que inclui muitos critérios de diagnóstico, incluindo humor e sintomas de ansiedade , comportamentos disruptivos , padrões de pensamento , a história de abuso ou trauma e história familiar . As respostas desta avaliação são importantes para determinar um diagnóstico do Eixo I .
3

Reveja as respostas da avaliação psicossocial . Com base nas respostas do cliente, determinar os sintomas , ou critérios diagnósticos, que estão presentes. Com base em seu conhecimento de transtornos do Eixo I, identificar todos os transtornos que incluem esses critérios. Por exemplo, dificuldade de concentração, dificuldade em adormecer e irritabilidade podem indicar transtornos de humor, de déficit de atenção e hiperatividade ou transtornos de ansiedade.
4

Explorar as condições do Eixo I que se relacionam com os sintomas , ou critérios , que você identificou . Determinar as condições que se encaixam de forma mais precisa de acordo com os critérios de diagnóstico indicados no DSM - IV - TR . Para descartar condições alternativas , leia a seção diagnóstico diferencial para cada eixo I diagnóstico que você considerar. Use mais de um diagnóstico , se necessário.
5

Identificar especificadores necessários. Muitos diagnósticos incluem especificadores que indicam ainda mais o tipo de sintomas que o cliente tenha experimentado . Por exemplo, especificadores para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade incluem - tipo combinado - tipo predominantemente desatento e tipo predominantemente hiperativo - impulsivo. Outros especificadores indicam a gravidade dos sintomas , como leve, moderada ou grave. Consulte os critérios do DSM- IV -TR para determinar se um especificador é necessário.