casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

Como continuar a viver sem culpa e vergonha

Quando você sentir vergonha ou culpa sobre algo em seu passado , é difícil pensar em outra coisa . Em vez de concentrar -se nos aspectos positivos de sua vida, você se concentrar em um erro que você fez no seu passado . Embora seja normal sentir-se culpada por um delito , deixando os sentimentos de culpa e vergonha retomar a sua vida pode aleijar -lo mentalmente e fisicamente. Aprenda estratégias para lidar com a sua culpa para que você possa viver uma vida mais feliz. Instruções
1

Determinar a causa de seus sentimentos de culpa . Anote as coisas que causam a sua culpa , como não gastar muito tempo com os seus filhos ou dizendo algo doloroso para um ente querido. Decida como culpado você se sente sobre cada assunto e por que você se sente assim .
2

Aceitar a responsabilidade e fazer as pazes. Se a sua culpa é sobre algo que você pode controlar , assumindo a responsabilidade por suas ações podem fazer você se sentir melhor. Por exemplo, se você se sentir culpado por dizer um comentário ofensivo a um amigo , pedir desculpas a seu amigo em pessoa. Diga-lhe que você está realmente arrependido pelo que disse e que não queria machucá -lo.
3

Aprenda com seus erros . Se você prestar atenção ao seu comportamento passado , você pode evitar fazer algo que você se arrepender no futuro. Por exemplo, se você ferir os sentimentos do seu amigo , pense antes de abrir a boca.
4

Não fale negativamente sobre si mesmo. Pare de lembrar-se de coisas que você "deve " ou " não deveria " ter feito. Reconhecer que o passado é o passado, e me deter sobre ele não vai melhorar a situação . Em vez de viver por padrões irrealistas alguém definidos para você, definir seus próprios padrões.
5

Procure apoio se os seus sentimentos de culpa , não vá embora . Fale com um membro da família ou amigo de confiança sobre como você se sente. Se você não se sentir confortável falando com alguém que você conheça , converse com um profissional terapeuta ou conselheiro religioso. Ela pode ajudá-lo a chegar a um acordo com a sua culpa e ensinar-lhe maneiras de deixá-la ir .