casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Geral Setor de Saúde |

Técnicas sonografia

Os seres humanos podem ouvir sons que variam de 20 Hz a 20.000 Hz . À medida que envelhecemos , este intervalo estreita , especialmente com freqüências mais altas. A ultra-sonografia utiliza ondas sonoras de alta freqüência para examinar objetos . Esta tecnologia inofensivo encontrado sua aplicação no diagnóstico de muitas doenças. Uma máquina de transdutor de ultra-som emite ondas em direção a um objeto ou um órgão do corpo . Depois de bater um objeto ou órgão, as ondas voltam como ecos em diferentes velocidades e ângulos. As informações fornecidas por ecos é codificado em uma imagem do órgão que os médicos usam para fazer um diagnóstico . A -Mode

Amplitude Modulation (A -mode) é uma técnica básica de ultra-sonografia. A energia recebida é apresentado como amplitude de energia. Neste modo , um único feixe de ultra-sons é analisada . Quanto maior é a reflexão na interface , maior a amplitude de sinal que vai ser exibido . A- mode é raramente utilizado hoje, mas é útil na diferenciação de uma lesão cística de uma lesão sólida. Ele também pode ser usado para medir as dimensões oculares .
Modo B

Uma modulação de amplitude podem ser convertidos em pontos simples . Se a força de amplitude retornado é maior , o ponto vai ser mais brilhante , e vice -versa . Imagens no modo brilho Múltipla ( B -mode ) podem ser combinados para criar uma varredura brilho 2D. Comparado com unidimensional Um modo , o modo B é uma técnica mais vantajosa , com excepção para a biometria . Modo B requer um operador altamente qualificados e total cooperação do paciente por causa de exames demorados.
M modo

Motion ( modo M) utiliza uma série de modo B pontos para criar gráficos em movimento . Isto permite ao médico para medir o intervalo de movimento de órgãos específicos , tais como o coração . Modo M formaram a base da ecocardiografia antes que os sistemas de ultra-sonografia em tempo real. Técnica de movimento é freqüentemente usado para avaliar a mobilidade diafragmática entre as crianças com suspeita de paralisia diafragmática .
Doppler ultra-sonografia

Outra técnica de diagnóstico não-invasivo é ultra-sonografia Doppler. O método Doppler examina velocidade do fluxo sanguíneo . Universidade de Cincinnati psicólogos pesquisa têm usado isso para medir o nível de atenção. Conforme relatado na " Science Daily " , em dezembro de 2006, os investigadores seguiram o fluxo de sangue no cérebro para ver quanto tempo levou para a atenção a cair. De acordo com o estudo, as pessoas tendem a perder a concentração após 40 minutos e , por vezes, depois de apenas 10 minutos. Joel Quente, Professor de Psicologia da Universidade de Cincinnati, que conduziu a pesquisa , diz que este fenômeno é tal " que quanto mais você olha , menos você vê. " Professor Quente acredita que esta técnica poderia ser usada como um sistema de alerta precoce para pilotos, controladores de tráfego aéreo ou de outras profissões tarefa crítica. Ele chama isso de uma maneira de " controlar o monitor. "
Novas Técnicas

Nos últimos anos , os sistemas 3D e 4D tornaram-se populares , como estes modernos posição de detecção técnicas permitem exibição precisa de ecos acústicos. Os sistemas podem ser utilizados independentemente ou como add-ons para sistemas básicos de ultra-sonografia . A técnica 3D é amplamente utilizado para exibir a superfície de um feto , a fim de detectar doenças tais como defeitos na parede abdominal e defeitos do tubo neural . O sistema de imagem 4D mostra o movimento em tempo real de imagens em 3D com a ajuda de transdutores especializados . Este sistema é aplicado em exame obstétrico .