casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde das mulheres |

Os efeitos da radiação sobre Reprodução em Mulheres

Mulheres que estão expostos à radiação durante procedimentos diagnósticos ou que devem ser submetidos a terapia radioativa no tratamento de câncer e outras doenças podem temer os efeitos a longo prazo sobre sua saúde. Para as mulheres em idade fértil , os potenciais efeitos negativos da exposição à radiação no sistema reprodutivo pode ser mudança de vida. O que é radiação ?

Radiação é produzida por máquinas de raios- X , isótopos radioativos e máquinas de radioterapia. Radiação de alta energia pode ser usada para matar células cancerosas e encolher tumores . A terapia de radiação com feixe externo vem a partir do exterior do corpo , enquanto que a terapia de radiação interna vem a partir de materiais radioactivos que são colocados no interior do corpo no tratamento do cancro . A irradiação , ou radioterapia , é o tratamento de radiação sistemática em que uma substância radioativa viaja nos tecidos sanguíneos em todo o corpo.

Efeitos Colaterais

Embora protecção de chumbo pode ser usado durante a radioterapia externa do quadril, pélvis , fêmur e da bexiga , pode ser espalhada radiação que pode afetar os órgãos reprodutivos femininos . O principal efeito colateral da terapia de radiação é de esterilidade feminina temporária ou permanente . De acordo com RadiationAnswers.org , as mulheres que não sofrem de esterilidade após a radiação e são capazes de conceber não estão em um risco significativamente aumentado de ter uma criança com defeitos de nascença.

Genéticos Efeitos

exposição à radiação pode resultar em alterações no ADN , também referido como as mutações induzidas por radiação . Uma mutação da linha germinativa , ou efeito genética hereditária , ocorre quando o ADN de uma célula de reprodução de um ovo ou esperma são danificadas . Esta mutação também pode ser induzida por radiação e pode resultar em problemas de saúde , tais como aborto, morte fetal , defeitos congênitos , morte prematura , anormalidades cromossômicas e câncer mais tarde na vida .
Prevenção

Embora a prevenção completa de exposição à radiação é inevitável , as mulheres que devem ser submetidos a raios-X de diagnóstico que envolvem a exposição à radiação externa directa para os ovários deve consultar com um médico radiologista em relação ao valor estimado da exposição que irá ocorrer durante o procedimento. A quantidade mínima de radiografias deve ser administrada para reduzir a exposição a radiação . Durante a maioria dos procedimentos de diagnóstico , a quantidade de exposição à radiação é inferior a 5 rad , que não representam qualquer risco para o paciente .
Fertilidade Preservação

As mulheres que são necessários ter a radioterapia para tratamento de câncer ou de iodo radioativo para hipertireoidismo deve discutir os possíveis efeitos colaterais reprodutiva cuidadosamente com seu médico. Egg colheita e criopreservação antes de iniciar o tratamento pode ser uma opção , mas isso depende da circunstância clínica individual. Outra opção é a transposição do ovário , a um procedimento cirúrgico em que os ovários são movidos lateralmente para evitar a exposição à radiação e , em seguida, uma vez reposicionado terapia concluiu . Uma mulher que devem ser submetidos a radioterapia pélvica para a doença de Hodgkin ou outras doenças malignas ginecológicas pode ser um bom candidato para o procedimento laparoscópico .