casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide |

RAI 131 Side Effects

RAI- 131 é um outro nome para um isótopo de iodo radioativo usado para tratar certas doenças da tireóide e distúrbios , e também é encontrado como contaminante em alguns lugares devido ao teste nuclear ou eventos catastróficos (como em Chernobyl ) . Por causa das suas propriedades radioactivas e da natureza do tratamento que é usado para , pode haver alguns efeitos secundários negativos e positivos da utilização RAI - 131 como um tratamento da doença da tiróide, bem como através da absorção em uma área contaminada ou de alimentos contaminados . O iodo ea tireóide

A glândula tireóide produz hormônios da tireóide , o que ajuda a regular o metabolismo , bem como outras tarefas importantes no organismo. O iodo é usado pela glândula tiróide , a fim de tornar as hormonas apropriadas , de modo muito pouco o iodo pode causar efeitos negativos sobre o organismo . Às vezes , a glândula tireóide pode se tornar hiperativo , levando à superprodução de hormônios da tireóide , que pode levar a um grande número de outras condições perigosas .
Hipertireoidismo

A administração oral de RAI - 131 é um tratamento relativamente comum para o hipertiroidismo e geralmente bem sucedida com uma única dose ( acima de 80 % ) . Quando as células da tiróide absorver o RAI - 131 para uso na produção de hormonas da tiróide , a radioactividade associada destrói as células . Com um número reduzido de células da tireóide ativos na produção do hormônio da tireóide, a hiperatividade da glândula é reduzida ou eliminada .

Efeitos secundários do tratamento da tireóide

Se também muito RAI -131 é usado, ele pode levar ao hipotireoidismo , onde os hormônios da tireóide não é suficiente são produzidos por causa dos danos e destruição de muitas células produtoras de hormônios da tireóide . Isto pode levar a letargia , obesidade ( devido a uma taxa metabólica severamente retardado ) e numerosos outros efeitos colaterais menores . Devido às propriedades radioativas de RAI -131 , os pacientes que foram recentemente submetidos a tratamento pode desencadear detectores de radiação , como nos aeroportos.

Efeitos de exposição acidental

Quando absorção da RAI -131 ocorre na natureza (como após a contaminação nuclear direta ou consumo de produtos contaminados , como carne ou leite ) , os efeitos podem ser graves. Após Chernobyl , houve um grande aumento da incidência de cancros da tiróide , grande parte da qual tem sido atribuída à dispersão da RAI - 131 após a explosão . Menos grave , que pode levar ao desenvolvimento de inflamação da glândula tireóide ( tireoidite ) , cujos sintomas tendem a imitar os de hipotireoidismo
RAI -131 , Gravidez e Amamentação
.

nos casos em que as mulheres grávidas que receberam tratamento RAI -131 ou de exposição, efeitos típicos incluem uma glândula severamente danificado fetal tireóide , levando ao hipotireoidismo grave na criança , o que pode levar a um crescimento atrofiado , obesidade e um risco mais elevado de desenvolver câncer de tireóide. RAI -131 , muitas vezes recolhe no leite materno dos mamíferos. Se uma mulher está amamentando no momento da exposição ou tratamento RAI -131 para o hipertireoidismo , o elemento radioativo pode ser transferido através do leite para a criança , levando a uma série de efeitos nocivos sobre a criança , incluindo o hipotireoidismo , o crescimento atrofiado e sintomas associados .