casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios |

Quais são as causas da ventilação perfusão incompatibilidade

? Durante todo o pulmão, centenas de milhões de estruturas microscópicas , conhecidas como alvéolos, criar a ligação funcional entre a circulação ea atmosfera . Dentro dessas estruturas de troca gasosa encontra-se especializada na interface entre o influxo do meio ambiente de oxigênio e efluxo de dióxido de carbono produzido metabolicamente . Há uma série de processos patológicos que podem afectar a função pulmonar mediante a redução ou a ventilação de ar , a perfusão de sangue , ou por ambos os mecanismos . V Normal /Q

A taxa de troca gasosa entre os pulmões eo sangue é determinada por dois fatores: a ventilação pulmonar ea perfusão sanguínea. Por exemplo , o movimento do oxigênio do ambiente para o sangue depende da quantidade de oxigênio é inalado e quanto sangue está atingindo os capilares pulmonares. Para a troca de gás para ocorrer de uma maneira eficiente , a perfusão de sangue para uma dada unidade de pulmão devem ser combinados para a ventilação da referida unidade . Se as áreas do pulmão estão recebendo apenas um ou o outro , isso pode ter efeitos significativos sobre os níveis de gases respiratórios .
Alveolar Dead Space

O conceito de espaço morto é útil quando se discute diversos aspectos da fisiologia respiratória . Espaço morto alveolar , especificamente, é a ausência de ventilação adequada dos alvéolos , ou estruturas de troca gasosa , em uma determinada seção de pulmão. É importante notar , nesta área do pulmão pode ainda receber o fluxo normal de sangue , levando assim a troca ineficaz de gás no pulmão , no geral . Quando o sangue passa para uma região do pulmão que não é submetida a ventilação , ele não será capaz de absorver oxigénio , ou remover a maior parte do dióxido de carbono . Isto é porque o gradiente de pressão de gás não é a favor do movimento adequado do gás . A difusão natural de oxigênio para o sangue eo dióxido de carbono nos pulmões ocorre apenas quando a ventilação de uma região pulmonar aproxima a perfusão de sangue oxigenado para aquela região .
Da direita para a esquerda shunt

Também conhecido como um shunt artério-venosa , esta forma de ventilação -perfusão pode resultar de processos de doenças que afetam os vasos sanguíneos . Por exemplo, alterações cardiovasculares que permitem grandes quantidades de sangue venoso para ignorar os pulmões vai efetivamente reduzir as trocas gasosas , diminuindo a perfusão sanguínea para os pulmões. Também conhecido um defeito do septo interatrial , esta forma de doença cardíaca congênita permite que o sangue desoxigenado para passar da direita para o lado esquerdo do coração , sem entrar nos pulmões e participando de troca gasosa. Isto leva a anormalidades gases sanguíneos arteriais como os pulmões são incapazes de oxigenar o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue que nunca recebe .
Baixa ventilação e perfusão

alguns casos, tanto a ventilação e perfusão será reduzido, resultando em baixa de oxigênio no sangue e de alta de dióxido de carbono , também conhecido como hipercapnia.

Applications

a área de superfície de absorção do pulmões é enorme , quando espalhados plana, os alvéolos que participam na troca gasosa cobriria 70 a 80 metros quadrados , ou um campo de ténis. Este órgão incrível evoluiu para atender as demandas metabólicas do corpo , desenvolvendo mecanismos para maximizar a troca de gases com o ambiente. Por precisamente combinando ventilação alveolar com perfusão pulmonar , o sistema respiratório pode mais eficientemente absorver o oxigênio e expelir dióxido de carbono. Ventilação -perfusão é uma das principais causas de distúrbios nos níveis de gases sanguíneos , muitas vezes levando à hipóxia clínica, ou baixa de oxigênio no sangue . Médicos comumente vai usar os resultados dos testes e observações do exame físico para determinar o mecanismo da incompatibilidade V /Q, o que ajudará a orientar as decisões terapêuticas.