casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas |

Sensibilidade ao glúten e Doença de Parkinson

sensibilidade ao glúten ocorre em pessoas com doença celíaca (CD). Pessoas que sofrem de CD são incapazes de comer glúten, proteína encontrada no trigo , cevada e centeio . Pessoas com CD sofrem de uma grande variedade de sintomas, incluindo digestivos e neurológicos sintomas, o que levou a conjecturas sobre uma possível ligação com a doença de Parkinson. Considerações

CD é uma desordem auto-imune que afeta 1 em cada 133 pessoas no mundo todo. Nessas pessoas , o glúten ataca as pequenas projeções digitiformes nos intestinos chamadas vilosidades , o que leva à má absorção de nutrientes.
Associações

doença de Parkinson é uma doença neurológica que afeta 1,5 milhões de americanos . Ela geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos de idade e é caracterizada por tremores, rigidez , lentidão de movimentos e equilíbrio prejudicado. Tem havido muita conjectura sobre uma possível ligação entre CD e de Parkinson , embora não tenha havido estudos conclusivos até o momento.

Os sintomas neurológicos podem ocorrer em pacientes com DC , mesmo quando eles não têm problemas digestivos. Esta é uma das principais razões pelas quais CD é sub-diagnosticada e não é geralmente suspeitado quando os pacientes apresentam com problemas neurológicos. Em 1966, pesquisadores , Cooke e Smith, descreveu pela primeira vez as manifestações neurológicas da CD , que incluíram : neuropatia periférica, mielopatia , miopatia óptica , epilepsia e demência. Antes disso, os médicos só CD associada a problemas gastrointestinais , tais como: . Flutuações de peso , diarréia e /ou prisão de ventre , anemia e deficiência de vitamina

O fato é que, mesmo quando os pacientes não apresentam CD sintomas digestivos , problemas neurológicos podem ocorrer . Em 2008, pesquisadores da Clínica Mayo descobriram uma ligação definitiva entre o CD ea demência e declínio cognitivo. De acordo com muitos médicos , CD deve ser considerada quando o diagnóstico de pacientes com sintomas neurológicos , mesmo quando não há nenhum problema gastrointestinal.
Estudos

Estudos recentes têm sugerido que um espectro ainda mais amplo de doenças neurológicas podem ser associados com CD e sensibilidade ao glúten : enxaqueca , encefalopatia , coreia , disfunção do tronco cerebral , mielopatia , mono neurite múltipla e uma síndrome de Guillain - Barre -like . Estas associações precisam ser confirmados por estudos epidemiológicos maiores. Outros estudos têm mostrado uma alta incidência de sensibilidade ao glúten em doenças neurodegenerativas genéticas, como a ataxia espinocerebelar hereditária e doença de Huntington.

Estudos da dieta isenta de glúten em pacientes com sensibilidade ao glúten e síndromes neurológicas têm mostrado resultados mistos. Ensaios dieta de pacientes com esquizofrenia e autismo, duas doenças associadas com CD , mostrou-se inconclusiva. Outros estudos sobre o efeito de uma dieta livre de glúten no sistema nervoso precisa ser conduzida.

Teorias /especulação

teorias para explicar a ligação entre CD e cognitivo declínio incluem o seguinte, de acordo com o Dr. Joseph Murray , da Clínica Mayo :

1 ) deficiency2 nutricional ) as citocinas inflamatórias - mensageiros químicos de inflamação que podem causar problemas no brain3 ) ataques imunes no cérebro que pode ocorrer em alguns pacientes com CD

Conclusões

Para pacientes com DC que já desenvolveram o declínio cognitivo , seguindo de perto uma dieta sem glúten pode melhorar os sintomas . Embora nenhuma correlação entre PD e CD foi identificado até o momento , não há pesquisa suficiente para sugerir que os pacientes com CD e sintomas neurológicos que imitam PD (como tremores , declínio cognitivo e neuropatia ) pode melhorar com uma dieta livre de glúten.