casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal |

A melhor maneira de testar Função Renal

Os rins são responsáveis ​​pela remoção do excesso de líquidos e resíduos do corpo na forma de urina. Quando eles não conseguem executar esta função, retenção de líquidos e o acúmulo de resíduos de produtos pode levar a mudanças perigosas dentro do corpo que , em alguns casos tornam-se risco de vida. Uma série de testes estão disponíveis para testar a função renal. A melhor delas é um procedimento que calcula a taxa de filtração glomerular dos rins , ou TFG . O Básico

TFG é uma medida de eficiência de seus rins na remoção de resíduos do sangue. De acordo com a National Kidney Foundation ( NKF ) , é o melhor indicador único de potenciais disfunções e doenças renais. A GFR normal exige a injecção de uma substância de teste para o sangue , seguido por um período de 24 horas em que a presença da substância é medido na urina . Embora este método de ensaio é altamente preciso , que é também relativamente difícil de realizar , e requer o uso de pessoal qualificado . No entanto, uma técnica moderna --- chamado EGFR --- obtém resultados semelhantes através de um simples exame de sangue . Enquanto uma taxa de filtração glomerular é um pouco menos preciso do que um TFG tradicional, ainda é considerado suficiente para o diagnóstico adequado.

Procedimentos de teste e
Resultados

TFGe , sua taxa de filtração não é medido diretamente. Em vez disso , uma amostra de sangue é utilizado para medir uma substância chamada creatinina sérica . A creatinina é um subproduto natural da função do músculo em seu corpo, e durante a atividade normal, é recolhida em sua corrente sanguínea e excretada na urina. No entanto, se os seus rins não estão funcionando corretamente , creatinina irá acumular-se em seu corpo , onde é facilmente detectado. Muitos laboratórios calcular os níveis de creatinina de forma ligeiramente diferente . Um nível normal de creatinina é de aproximadamente 0,6 mg a 1,2 mg por decilitro (mg /dL) de sangue. Em muitos laboratórios, um nível de creatinina de 1.7mg/dL em homens ou em mulheres 1.4mg/dL indica uma queda na função renal de cerca de 50 por cento.

Seu médico irá determinar o significado do seu nível de creatinina e como aplica-se a continuação do tratamento . Parte dessa determinação irá incluir fatores com base em sua idade, sexo e origem racial. Levando todos os fatores em consideração , o seu médico irá calcular a TFG . Se a sua pontuação TFG é inferior a 30 , você provavelmente vai ser enviada para um especialista em rins para uma análise mais aprofundada . Se a sua taxa de filtração glomerular é inferior a 15 , você quase certamente será tratado para insuficiência renal. Opções de tratamento mais comuns para esta condição incluem diálise ( limpeza artificial do sangue) e transplante de rim.

Você pode ter a sua creatinina sérica medida para além de um teste de EGFR. Se você gostaria de usar os resultados do seu teste de creatinina para medir taxa de filtração glomerular , o seu médico pode usar uma calculadora especial previsto no website da NKF . Consulte o seu médico para uma explicação completa sobre este procedimento.