casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doença cardíaca |

Diagnóstico diferencial de síndrome do seio doente

O nó sinusal ( SN) é o principal marcapasso natural do coração. É composto por um conjunto de células especializadas na câmara cardíaca superior direito ( átrio ) que geram impulsos elétricos e impulsionam o ritmo cardíaco . O termo síndrome do nódulo sinusal (SSS) designa um grupo de ritmos cardíacos anormais ou arritmias. Esses ritmos resultar de formação impulso do nódulo sinusal alterada e propagação. A condição relativamente rara, SSS é geralmente encontrado em idosos com doenças cardiovasculares coexistentes , mas pode afetar todos os grupos etários . Causas

Quando a causa intrínseca desta síndrome é desconhecida, a condição é chamada de " idiopática ". Uma degeneração ou cicatrizes do nó pode ser responsável por alguns casos, especialmente em pacientes idosos e depois cirurgia cardíaca. Alguns estudos encontraram uma diminuição do número de células ganglionares e detectados anticorpos contra eles . Doença da artéria coronária , doenças dos tecidos conjuntivos e doenças neuromusculares podem estar associadas com a síndrome . Vários defeitos moleculares têm sido associados a familial SSS .

Extrínseca causas ou fatores agravantes incluem medicamentos como digitálicos , bloqueadores dos canais de cálcio e antiarrítmicos . Disfunção da tiróide e toxinas ( como na sepse ) também têm sido implicados na disfunção do nódulo sinusal . Apesar dos avanços recentes , esta síndrome permanece incompletamente compreendida e seu curso clínico imprevisível.

Sintomas

Com leve SSS , os pacientes geralmente são assintomáticos . Sua freqüência cardíaca pode ser baixa. À medida que o defeito se torna mais grave e órgãos recebe sangue insuficiente, os pacientes podem desenvolver várias manifestações , tais como fadiga , confusão, tonturas, desmaios , palpitações, dor no peito (angina) e falta de ar .

Investigações e diagnóstico Diferencial

eletrocardiograma ( ECG) , o método diagnóstico mais importante , revela vários padrões potenciais que são inadequadas para o estado fisiológico do indivíduo. Em vez de um ritmo constante de impulsos , com uma frequência de 60 a 100 batimentos por minuto (a taxa normal do coração ) , o nó doente produz um ritmo que é muito lento (bradicardia) ou muito rápido (taquicardia) e muitas vezes alterna entre esses dois extremos (síndrome brady - taquicardia ) . Anormalidades podem incluir paragem sinusal ( quando o nó não " fogo " em todos) ou bloco ( quando o impulso não estimulam o músculo cardíaco ) . Taquicardias podem apresentar contrações tão caóticas das câmaras superiores do coração (por exemplo , fibrilação atrial , FA ) e taquicardia supraventricular paroxística , cada um com achados eletrocardiográficos distintas.

Muitos pacientes têm mais de uma anormalidade eletrocardiograma. Monitoramento ECG ambulatorial é por vezes utilizado para correlacionar anormalidades e sintomas de ritmo. Testes eletrofisiológicos , raramente empregada , envolve o registro da atividade elétrica do coração através de um cateter com ponta de eletrodo impulsionado através dos vasos sanguíneos .

Estudos laboratoriais de rotina raramente são de valor , exceto para excluir condições extrínsecas , como hipotireoidismo, desequilíbrio eletrolítico , hipoglicemia ou inadequados níveis da droga . Um diagnóstico diferencial irá considerar outras causas potenciais de bradicardia (por exemplo, o estado atlético , bloqueio atrioventricular , ataque cardíaco ) e fontes alternativas de palpitações ( arritmias outros "rápidos" , doença da válvula do coração ou ansiedade ) . Outros fatores que devem ser excluídos são hipotermia e vascular ou causas reflexos para desmaios.
Tratamento

Corrigindo causas extrínsecas é a única abordagem médica eficaz para o tratamento SSS . O tratamento cirúrgico envolve terapia marcapasso artificial , com o objetivo de aliviar os sintomas . Seleção do modo de estimulação é importante para o resultado clínico em pacientes com bradicardia sintomática , que afeta não só a qualidade de vida , mas também o desenvolvimento de complicações, tais como AF , coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca congestiva. O risco de FA , por exemplo , é muito reduzido quando uma ( ou fibrilação atrial e ventricular ) pacemaker fisiológico é usado . Antiarrítmicos pode ser usado evitar arritmias "rápidos" após a inserção de marca-passo .
Dicas

Um cardiologista é geralmente responsável pelo cuidado do paciente com SSS .

pacientes com sintomas SSS e não em um pacemaker artificial deve monitorar seu nível de atividade para minimizar os sintomas .