casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

O que é PSA Próstata normal

? Antigénio específico da próstata ( PSA ) é uma proteína produzida pela glândula da próstata . Pequenas quantidades de PSA são normalmente encontrados no sangue dos homens . O exame de sangue PSA é usado para detectar o câncer de próstata, porque quanto maior o nível de PSA está no sangue , o mais provável é que o câncer está presente. No entanto, o teste de PSA não faz distinção entre o câncer de próstata e de fatores não cancerosas que podem afetar o nível de PSA . Apenas uma biópsia pode diagnosticar câncer de próstata. O que os níveis de PSA Indique

níveis de PSA são medidas em nanogramas por mililitro (ng /mL). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , enquanto os níveis de PSA mais elevados estão correlacionados com uma maior incidência de câncer de próstata , não há PSA normal ou anormal absoluta level.About 15 por cento dos homens com níveis de PSA abaixo de 4 ng /mL terá próstata cancer.For níveis de entre 4 a 10 ng /mL , existe um risco de 20 a 30 por cento de cancer.Between próstata 10 e 20 ng /mL , o risco é de 50 a 75 por cento , e eleva-se para 90 por cento , quando os níveis de PSA ir acima de 20 ng /mL.
o que afeta os níveis de PSA

Embora o câncer de próstata geralmente aumenta o nível de PSA encontrado no sangue , outros fatores podem fazê-lo também. Níveis de PSA sobem normalmente com a idade. A hiperplasia prostática benigna ( BPH ) , um alargamento não canceroso da próstata comum nos homens idosos , provoca níveis mais elevados de PSA , a próstata é o maior , quanto maior for o PSA é . Infecções ou inflamações da próstata irá elevar os níveis de PSA .

Outros fatores podem causar níveis de PSA a ser baixa , mesmo quando existe câncer. Eles incluem alguns medicamentos , suplementos de ervas voltadas para a saúde da próstata e ejaculação dentro de dois dias de testes .
Quem está em maior risco de câncer de próstata

De acordo com a American Cancer Society, fatores de risco para o câncer de próstata incluem a idade , raça, localização e história familiar. • a idade é o maior fator de risco. Dois terços de todos os casos de câncer de próstata ocorrem em homens de 65 anos ou mais velhos.

• homens Africano- americanos estão em maior risco para o câncer de próstata do que outras raças e são mais propensos a serem diagnosticados em estágio avançado . Homens asiáticos -americanos e latinos têm as menores taxas de câncer de próstata.

• O câncer de próstata é mais comum na América do Norte , Austrália, partes da Europa e do Caribe, e menos comum na Ásia, África , América Central e América do Sul .

• Ter um pai ou irmão com a doença dobra o risco . Três ou mais parentes com câncer de próstata, ou de parentes diagnosticados com idade inferior a 55 anos de idade , aumenta ainda mais o risco .

• Uma dieta rica em carne vermelha ou alto teor de gordura produtos lácteos e pobre em frutas e vegetais também pode ser ligada a uma maior incidência de câncer de próstata , embora isso ainda está sendo estudado.

Prós e contras do teste PSA

Há controvérsia sobre se os benefícios do rastreio superam os riscos e dor de testes e tratamento.

o aspecto mais positivo do teste de PSA diagnóstico de acompanhamento é que ele pode detectar o cancro numa fase precoce, quando ele pode ser mais facilmente curadas . Mas não é 100 por cento preciso. Ele não faz distinção entre câncer de próstata e tumores não cancerosos ou outros factores que podem elevar os níveis de PSA . Isso resulta em ambos os falsos positivos ( quando o câncer não está presente) e falso-negativos (com vista para a presença de câncer . ) Falso-positivos causar estresse e preocupação, e muitos homens passam por biópsias , com efeitos colaterais que podem incluir dor, infecção e sangramento. Falso-negativos significam que alguns casos de câncer de próstata serão perdidas.

Além disso, o teste de PSA não pode determinar o quão agressivo um caso de câncer de próstata pode ser. Alguns casos de câncer de próstata crescem tão lentamente que eles nunca pode causar sintomas ou problemas ao longo da vida de um homem . A detecção precoce desses tipos de câncer de crescimento lento pode resultar em tratamentos, como cirurgia ou radioterapia , com efeitos colaterais que podem afetar seriamente a qualidade de vida.

Por esta razão, a American Cancer Society recomenda que os homens tomam decisões sobre triagem com base nas informações disponíveis, bem como discussões com seus médicos.

em 2008, a Preventive Services Task Force recomendou EUA contra a triagem de rotina para homens com idade entre 75 anos ou mais , porque eles provavelmente vão morrer de outras causas antes de sucumbir à um câncer de próstata progride lentamente.

Estatísticas sobre o Câncer de Próstata

Depois do câncer de pele , o câncer de próstata é o câncer mais comum a afetar os homens americanos , responsáveis ​​por cerca de 10 por cento dos masculina relacionada ao câncer deaths.The American Cancer Society estima cerca de 192.280 novos casos de câncer de próstata em 2009, e 27.360 mortes.