casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

Como interpretar números PSA

Um antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína encontrada nas células da próstata. Os médicos realizam testes de PSA para detectar o câncer de próstata e para monitorar os pacientes que tiveram recentemente ele. Um nível de PSA elevado ou um rápido aumento no nível de PSA indica um risco maior de desenvolver câncer de próstata. No entanto, uma vez que muitos fatores podem elevar os níveis de PSA , tais como infecções do trato urinário ou inflamação da próstata , testes de PSA não são infalíveis . De fato , algumas organizações não recomendamos o teste de PSA de rotina, uma vez que o teste pode provocar ansiedade e falso-positivos resultados. Além disso, muitos cânceres de próstata não necessitam de tratamento . Instruções
1

Discuta seus níveis de PSA com o seu médico. Se possível, comparar seus resultados com os seus níveis de PSA de anos anteriores. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , " não há nenhum nível específico PSA normal ou anormal. " No entanto, mudanças significativas de um ano para outro pode indicar o risco de câncer , de acordo com a Clínica Mayo. Seu médico também irá considerar a sua idade e do tamanho de sua próstata.
2

Informe o seu médico se você tiver quaisquer sintomas que podem indicar câncer de próstata , como a hesitação ou dor em urinar, dor lombar, não intencional perda de peso, dor óssea , dor abdominal ou letargia. Se você apresentar sintomas de câncer de próstata , o médico pode solicitar uma biópsia da próstata .
3

Mantenha a calma. Altos níveis de PSA não indicam necessariamente câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , apenas 25 a 35 por cento dos homens que têm biópsias da próstata como resultado de níveis elevados de PSA são diagnosticados com câncer de próstata.