casa | | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer |

Quimioterapia Vs . Radiação

Dois tratamentos conhecidos, quimioterapia (ou quimioterapia ) e radioterapia , a ajuda regularmente as pessoas em sua batalha contra o câncer. Embora eles compartilham algumas semelhanças , eles são bastante diferentes. Ambos oferecem vários benefícios e acenam efeitos colaterais diversos. Como qualquer tratamento do cancro , a sua utilização depende do tipo , localização e a progressão da doença . Frequentemente , os médicos combinar esses dois tratamentos entre si ou com outras técnicas para melhores resultados. Quimioterapia

Chemo utiliza medicamentos para danificar o DNA das células , proibir a sua duplicação e eliminar a sua existência. Infelizmente , as drogas não pode diferenciar entre as células infectadas e não- infectadas , causando comprometimento de células saudáveis ​​no processo. Normalmente , os pacientes recebem quimioterapia após a cirurgia para evitar o seu reaparecimento , antes da cirurgia para encolher tumores , ou por sua própria quando o câncer se espalhou. Cânceres tratados com quimioterapia incluem leucemia, linfoma, doença de Hodgkin , mieloma múltiplo e sarcoma , bem como de pulmão , mama e câncer de ovário .
Radioterapia

"De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , cerca de metade de todos os pacientes com câncer recebem algum tipo de terapia de radiação " . A maioria dos tumores sólidos são tratáveis ​​usando esta técnica , incluindo cancros do cérebro , mama , colo do útero , da laringe , do pulmão , pâncreas , próstata , pele , coluna , estômago e do útero . Os doentes com leucemia ou linfoma , muitas vezes recebem a terapia de radiação , bem . Usando um certo tipo de energia , que destrói as células cancerosas e tumores minimiza . Outros nomes para a terapia de radiação incluem radioterapia , terapia de raio- x ou irradiação.


Tipos

A quimioterapia é uma classificação dos diferentes tipos de medicamentos para matar o câncer. Alguns tipos de drogas de quimioterapia incluem agentes alquilantes , antraciclinas , inibidores da topoisomerase, antimetabólitos , inibidores de mitose e corticosteróides . Do mesmo modo , a terapia de radiação é uma classificação de várias fontes de radiação . Para a terapia de radiação externa , raios-X e raios gama usar fótons , e feixes de partículas usam partículas subatômicas. A radioterapia interna utiliza o isótopo radioativo de várias fontes , incluindo o iodo 125 ou iodo 131, estrôncio 89 , fósforo , irídio, paládio , césio, fosfato ou cobalto.

Procedimentos

na maioria dos casos , a quimioterapia ea radioterapia são entregues em um consultório médico ou hospital . Pacientes ocasionalmente tomar quimioterapia por via oral, mas geralmente recebem por via intravenosa. Com a terapia de radiação , os pacientes podem receber a terapia interna radiação ( braquiterapia) ou radioterapia externa ( RT) . Braquiterapia emite radiação de uma fonte plantada dentro do corpo enquanto EBRT envia um feixe de radiação através do corpo para o local exato que necessita de tratamento . A quimioterapia não é tão preciso com a sua distribuição . Uma vez que este tratamento viaja através da corrente sanguínea , mais do que apenas um local recebe a medicação , se
Efeitos colaterais
Radioterapia infectado ou não.

E compartilhar quimioterapia alguns comparável efeitos secundários , bem como alguns vastamente diferentes . Muitas vezes, eles dependem da localização e do tipo de tratamento recebido ou medicação tomada . Náuseas e vômitos , fadiga, dor , diarréia e infertilidade são alguns efeitos colaterais possíveis os dois tratamentos têm em comum. Além disso, pacientes de quimioterapia podem experimentar a perda de cabelo , feridas na boca e danos aos rins, fígado , pulmões, cérebro ou do coração. A radioterapia pode causar alterações no cérebro e função pulmonar ou uma inflamação no esôfago, estômago ou intestino.