casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Hábitos alimentares de pessoas saudáveis ​​com 100 anos de idade

Exercitar, não fumar e limitar o consumo de álcool são algumas maneiras bem conhecidas de prolongar a vida, mas certos hábitos alimentares são igualmente essenciais se o seu objetivo é apagar 100 velas em sua vida. bolo de aniversário. O que você come, assim como o que você não come, desempenha um papel crucial na saúde de todo o corpo e pode aumentar as chances de que você viva para ser um centenário.

Encha a fibra |

As pessoas que comem mais grãos integrais tendem a viver mais tempo. John Robbins, autor de "Healthy at 100", observa que as pessoas em Okinawa, no Japão, têm a vida mais longa e também comem cerca de sete porções de grãos integrais por dia. Os grãos integrais são mais ricos em fibras que os refinados, como o pão branco e o macarrão branco, e esse conteúdo de fibras pode ter um papel na longevidade da vida. Grãos integrais também contêm mais nutrientes essenciais necessários para uma boa saúde, e consumir muitos deles também pode prolongar a vida. Frutas, legumes e feijões também são boas fontes de fibras.

Consumo de frutas e vegetais pode estar associado a uma vida mais longa. "American Journal of Epidemiology" relata que as pessoas que consomem frutas e vegetais regularmente têm menor risco de morte prematura. O estudo foi realizado ao longo de um período de 18 anos com 451.151 participantes da Europa.

Antioxidantes

Os antioxidantes são compostos que protegem as células dos radicais livres, que podem danificar as células, aumentando o risco de problemas de saúde . Frutas e vegetais estão entre as principais fontes de antioxidantes e podem proteger contra doenças cardíacas, derrame e câncer. A soja, outro alimento consumido regularmente pelo longínquo povo de Okinawa, contém flavonóides, que são antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer. O fato de as pessoas comerem alimentos processados ​​pobres em antioxidantes serem insalubres é mais uma prova de que comer estes compostos benéficos pode ajudá-lo a atingir seu centésimo aniversário.

Comer somente o que você precisa

Restringir a ingestão calórica pode prolongar a vida, talvez porque manter um peso saudável está associado a um menor risco de certos problemas de saúde, como doenças cardíacas e pressão alta. Reduzir a ingestão calórica de alimentos protéicos, por exemplo, pode reduzir o risco de doenças crônicas relacionadas à idade, uma conclusão tirada comparando a saúde de vegetarianos a comedores de carne, segundo um artigo de 2010 publicado em "Revistas de Gerontologia: Ciências Biológicas e Médicas". Ciências. " Reduzir a ingestão de calorias provenientes de alimentos processados, fast foods e junk foods com adição de açúcares e gorduras também está associado a uma melhor saúde, o que pode contribuir para o prolongamento da vida.