casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

O que faz a gordura da barriga?

Seu corpo carrega vários tipos diferentes de gordura, mas o tipo mais perigoso alonga o cós e dá uma grande pança. Esta gordura da barriga - também chamada de gordura visceral - aumenta o risco de doenças crônicas e inflamação do corpo todo. Uma dieta de baixa qualidade, estilo de vida sedentário, estresse e maus hábitos de sono fazem com que você ganhe gordura da barriga facilmente, especialmente à medida que envelhece. O seu corpo contém gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele e gordura visceral, a gordura profunda da barriga que envolve seus órgãos internos. O abdômen tem dois tipos de gordura. Gordura que você pode facilmente beliscar é subcutânea, e o tipo que empurra o meio para que ele se projete para frente é chamado de gordura visceral. Ambos os tipos de gordura ocorrem quando você ingere uma quantidade abundante de calorias - mais do que queima em um dia -, mas a gordura visceral é a mais mortal das duas.

Mulheres em idade fértil tendem a armazenar mais produtos subcutâneos gordura nos quadris, coxas e nádegas; os homens, no entanto, quase sempre acumulam excesso de calorias como gordura visceral. À medida que as mulheres entram na peri-menopausa e menopausa, a mudança de hormônios faz com que elas também armazenem mais gordura em suas barrigas. Incluindo certos alimentos como uma parte regular de sua dieta, é mais provável que você vai desenvolver gordura visceral. Açúcares e grãos refinados são fáceis de comer em excesso, para que você possa rapidamente exceder sua meta diária de calorias. Esses alimentos não saudáveis ​​contêm pouca ou nenhuma fibra, então eles digerem rapidamente, causando picos no açúcar no sangue, o que leva a um ciclo de desejos. Os picos de açúcar no sangue causam a liberação de insulina, o que estimula o armazenamento de gordura. Um estudo publicado em uma edição de 2010 do American Journal of Clinical Nutrition mostrou que as pessoas que aumentaram as calorias comendo grãos mais refinados usam gordura visceral, em comparação àquelas que aumentaram as calorias com cereais integrais.

Açúcar, especialmente refrigerante e suco, adiciona calorias que são armazenadas predominantemente em sua barriga. Gordura saturada encontrada em cortes gordurosos de carne e laticínios integrais também pode estimular seu corpo a desenvolver gordura da barriga. Um estudo publicado em uma edição de 2014 da Diabetes mostrou que o excesso de gordura saturada leva ao acúmulo de gordura duas vezes mais visceral que o excesso de gordura das gorduras polinsaturadas, como as encontradas em abacates, nozes e peixes gordurosos. consistem principalmente de proteínas magras e alimentos ricos em fibras que retardam a digestão, como grãos integrais, vegetais e frutas. Porções moderadas e evitar produtos processados ​​também inibe o desenvolvimento de gordura visceral. Um estilo de vida sedentário incentiva a gordura da barriga Uma das maneiras mais eficazes para evitar o acúmulo de gordura da barriga é tornar-se fisicamente ativo. Um estudo publicado em uma edição de 2008 do Journal of Obesity mostrou que, quando as mulheres ficam na menopausa, a quantidade de gordura visceral que elas carregam aumenta. Os níveis de atividade física dessas mulheres diminuíram significativamente nos dois anos anteriores à menopausa e permaneceram baixos, contribuindo para o acúmulo de gordura visceral.

Outro estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2007, mostrou que o treinamento de força duas vezes uma semana ajuda a prevenir o ganho de gordura corporal nas mulheres, especialmente na gordura da barriga. Ser mais ativo, mesmo com tarefas diárias e caminhadas rápidas, aumenta o seu metabolismo para que você queime mais calorias, em vez de armazená-las como gordura da barriga.

Dormir e Estresse Afetam a Gordura da Barriga

Cronicamente ficando muito pouco ou demais, o sono pode fazer você engordar rapidamente a barriga também. Um estudo publicado em uma edição de 2010 do Sleep mostrou que em pessoas com menos de 40 anos, dormir regularmente menos de cinco horas por noite ou mais de oito horas por noite se correlaciona com um maior acúmulo de gordura da barriga. O sono ruim interfere em seus hormônios que controlam a fome e a satisfação, fazendo com que você almeja mais comida e evitando que se sinta satisfeito. Quando você está cansado, também é difícil ser fisicamente ativo; você pode pular o ginásio e ser menos propensos a fazer tarefas ativas em casa.

O estresse é outro contribuinte para a gordura da barriga. Pilhas de contas, prazos de trabalho, obrigações familiares e pressão dos colegas podem fazer com que você bombeie mais o hormônio cortisol, que estimula seu corpo a armazenar gordura para fácil recuperação de energia em tempos de emergência ou fome. Seu corpo não distingue o estresse de uma hipoteca não paga, que não requer energia extra, do estresse de ser perseguido por um urso, o que faz. A gordura da barriga se acumula eficientemente em sua barriga porque tem um grande suprimento de sangue e muitos receptores de cortisol. Encontrar maneiras de lidar com o estresse e a falta de sono sem se voltar à comida, como manter um diário de gratidão ou praticar ioga, pode ajudá-lo a impedir o ganho de gordura na barriga.