casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Perder peso abaixa seu sistema imunológico?

A perda de peso ocorre quando a ingestão de energia é menor do que a energia gasta. Um meio de perder peso inclui a restrição de calorias e a prática de atividade física. A intensidade e a duração do exercício podem afetar seu funcionamento imunológico. Além disso, as reservas de gordura do seu corpo, ditadas pelas calorias que consome, podem alterar a resposta do seu corpo a condições agudas e crónicas.

Exercício moderado

O exercício é frequentemente utilizado para gastar energia na perda de peso. Indivíduos praticantes de atividade física moderada relatam menos resfriados do que seus colegas sedentários, de acordo com um estudo publicado em 2000 na revista “Medicine and Science in Sports and Exercise.” Além disso, praticantes moderados usam menos dias de trabalho, experimentam menos infecções respiratórias e observam duração da doença. O exercício moderado não eleva os hormônios do estresse que suprimem o funcionamento do sistema imunológico. Um estudo animal publicado em 2011 no “International Journal of Exercise Science” revelou exercícios moderados e uma dieta com baixo teor de gordura diminuem significativamente o peso e aumentam o funcionamento do sistema imunológico. . Os atletas olímpicos - que muitas vezes praticam exercícios extremos durante os meses de treinamento de pico - relatam ter uma menor resistência a infecções do trato respiratório superior, resfriados e dores de garganta. De acordo com uma revisão de literatura de 2001 pelo Conselho do Presidente sobre Aptidão Física e Esportes, o excesso de treinamento está associado a doenças físicas. Assim, a intensidade do seu exercício ou gasto calórico é indicativo do risco de infecção.

Restrição calórica moderada

Restrição calórica moderada aumenta a longevidade e estimula o sistema imunológico a condições crônicas, de acordo com a Michigan State University. No entanto, os pesquisadores descobriram um maior consumo de calorias e as reservas de gordura produzem um melhor prognóstico nos resultados da gripe. A gripe naturalmente limita o apetite do corpo, mas o comportamento alimentar subsequente pode ditar a taxa que um indivíduo supera a gripe. De acordo com o estudo MSU, camundongos envolvidos em uma dieta com restrição calórica perderam mais peso, possuíram tempos de recuperação mais longos e revelaram taxas de mortalidade aumentadas do que suas contrapartes não-restritivas. fator para o mau funcionamento imunológico. Tecido adiposo gera hormônios imunes. Hormônios imunológicos especializados chamados citocinas reagem a áreas de infecção e lesões corporais. Segundo o pesquisador da Universidade do Novo México, Len Kravitz, o excesso de gordura corporal pode causar reações exageradas a esses hormônios, contribuindo para a inflamação crônica. A inflamação crônica está associada a diabetes e doenças cardíacas. A perda de peso diminui os hormônios imunes circulantes que contribuem para essa inflamação.