casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Riscos para a saúde do suco de limão

Fragrâncias e cores vivas, limões e suco de limão são mais conhecidos por seu alto teor de vitamina C e potássio do que por quaisquer riscos potenciais à saúde. Mas existem alguns riscos potenciais do uso de suco de limão - ou beber ou usar topicamente para tratar a acne. Embora esses riscos sejam relativamente pequenos e não ameacem a vida, você ainda pode reconsiderar seu uso regular de suco de limão.

Azia e DRGE

Conhecida principalmente por sua associação com doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE para breve , azia ocorre quando você sente uma sensação dolorosa de queimação perto do topo do seu estômago. Com GERD, você também pode sentir náuseas e uma sensação de plenitude. Como o suco de limão tem um alto teor de ácido, pode irritar ainda mais o revestimento esofágico e exacerbar outros sintomas da DRGE. Se você tem úlceras ou corre risco de úlceras, a irritação do suco de limão também pode ser dolorosa, pois aumenta os níveis de ácido gástrico.

Dentes

Mantendo os dentes saudáveis, fortes e brilhantes, requer boa dentição cuidados e uma dieta rica em cálcio. Mas seus esforços podem ser prejudicados pelo suco de limão porque o ácido no suco de limão pode consumir o esmalte. Um estudo publicado em "Caries Research" em 1996 descobriu que a lenta erosão do suco de limão pode levar a manchas nos dentes, maior sensibilidade e, potencialmente, cavidades se houver exposição prolongada ao suco de limão. Para reduzir o risco de erosão dentária, misture seu suco de limão com outros líquidos ou alimentos, e não o beba diretamente.

Absorção de ferro aumentada

De acordo com um estudo publicado em 1987 no "British Journal of Nutrição, "suco de limão pode aumentar a absorção de ferro. Isto foi atribuído ao teor de ácido cítrico e ascórbico dos limões, em um estudo realizado em mais de 200 mulheres indianas. Esta conclusão também é apoiada pela Universidade de Harvard. Como muito pouco ferro é excretado pelo seu corpo, quantidades excessivas podem ser armazenadas em seu sistema, levando potencialmente à toxicidade do ferro. Sintomas de toxicidade de ferro podem causar náuseas, vômitos e diarréia, ou, em casos extremos, a morte. O limite superior tolerável de ferro é de 45 miligramas por dia para todos os adultos.

Afeta os níveis de cloroquina

No "Journal of Antimicrobial Chemotherapy", um estudo publicado em 1994 descobriu que a disponibilidade de cloroquina no organismo era significativamente reduzido quando combinado com suco de limão e água. A cloroquina é um medicamento comumente usado para tratar a malária, geralmente tomado por americanos que viajam para regiões tropicais, onde a malária é uma preocupação maior do que nos Estados Unidos. Este estudo, realizado com homens saudáveis, concluiu que era provável que uma redução similar na eficácia da cloroquina no combate à malária também fosse reduzida, já que havia menos medicamentos presentes no corpo.