casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

É seguro para as mulheres grávidas usar protetor solar?

Durante a gravidez, você faz todo o possível para proteger a saúde do seu bebê. Isso inclui questionar a segurança de produtos tópicos - como protetores solares - com medo de que possam causar defeitos congênitos. No entanto, evitar os filtros solares pode causar mais mal do que bem. Protetor solar é uma necessidade para todas as mulheres, e o uso regular pode ajudar a prevenir manchas escuras relacionadas à gravidez. Ainda assim, evitar certos ingredientes em sua busca por uma proteção solar durante a gravidez.

Benefícios durante a gravidez

A American Pregnancy Association recomenda que todas as mulheres grávidas usam um filtro solar com um SPF de 30 ou mais para evitar queimaduras solares. Protetor solar não só ajuda a proteger contra o envelhecimento prematuro e câncer de pele, mas pode até mesmo ajudar a problemas de pele relacionados à gravidez. A exposição ao sol agrava o chiliasmo, uma condição que causa manchas escuras na pele. A proteção de raios UV fornecida com filtro solar pode evitar que esses fragmentos se tornem mais escuros e se tornem mais perceptíveis.

Potenciais Riscos -

Grande parte do ceticismo quanto ao uso de protetor solar durante a gravidez decorre dos riscos potenciais associados aos retinóides. Os retinóides são formas de vitamina A usadas em vários produtos para a pele que não precisam de receita médica, incluindo cremes contra rugas e protetor solar. Nos rótulos de proteção solar, os retinóides são geralmente listados como palmitato de retinila. Embora esses ingredientes não tenham sido comprovados cientificamente como prejudiciais aos fetos, a preocupação está no fato de que ingerir muita vitamina A oralmente pode causar defeitos congênitos. A questão é se as formas tópicas de retinol podem ou não ter o mesmo efeito. Muitas mulheres não querem correr o risco. No geral, os benefícios do protetor solar superam os riscos potenciais. Sua melhor aposta pode ser encontrar um protetor solar que não contenha retinol. O BabyCenter diz que muitos médicos recomendam que as mulheres grávidas evitem os protetores solares contendo retinol apenas por segurança. Peça ajuda a um médico se não conseguir determinar se um produto contém ou não um retinol.

Considerações

O protetor solar não é sua única linha de defesa contra os raios solares nocivos, esteja você grávida ou não. Use um chapéu e óculos de sol para proteger seu rosto e coloque roupas de cores claras para ajudar a repelir os raios UV. Faça essa viagem para a praia mais cedo ou mais tarde no dia para evitar o sol mais forte, entre as 10:00 e as 16:00. Além disso, reaplique o protetor solar a cada duas horas, ou depois de nadar e secar com toalha.