casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Cortisol em crianças

O cortisol é um hormônio produzido e secretado pelas glândulas supra-renais. As glândulas supra-renais são um par de glândulas triangulares que se situam sobre cada rim. As glândulas supra-renais secretam cortisol em resposta a outro hormônio, chamado ACTH, secretado pela glândula pituitária, uma glândula do tamanho de uma ervilha que fica logo abaixo do cérebro. Em geral, as crianças têm níveis mais baixos de cortisol do que os adultos.

O cortisol é um hormônio esteróide que tem muitas funções diferentes. De acordo com o Lab Tests Online, o cortisol ajuda a digerir proteínas e glicose para torná-las disponíveis como energia para os tecidos do corpo. Ajuda a manter a pressão sanguínea e o sistema imunológico. Os níveis de cortisol flutuam durante o dia, atingindo o pico pela manhã e diminuindo lentamente ao longo do dia. O cortisol também é conhecido como o hormônio do estresse, na medida em que, em situações estressantes, ajuda na resposta de “luta ou fuga”, aumentando os níveis de energia. • Baixo cortisol em crianças

Crianças com baixo cortisol os níveis podem estar sofrendo de insuficiência adrenal, uma condição na qual as glândulas supra-renais não produzem cortisol suficiente. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, isso pode ser devido à insuficiência adrenal primária, também conhecida como doença de Addison, na qual as próprias glândulas supra-renais estão danificadas e não podem secretar cortisol; ou insuficiência adrenal secundária, devido à incapacidade da hipófise de secretar ACTH suficiente para estimular a secreção de cortisol. Crianças com baixos níveis podem sofrer de fadiga crônica, fraqueza muscular, perda de peso, vômitos e baixa taxa de açúcar no sangue.

Cortisol alto em crianças

Altos níveis de cortisol em crianças causam uma condição chamada síndrome de Cushing. Isso pode ocorrer se as glândulas supra-renais secretarem muito cortisol ou se a hipófise tiver secreção descontrolada de ACTH. Cushing também pode desenvolver quando as crianças tomam medicamentos esteróides de longo prazo, ou se eles têm um tumor que secreta cortisol. Os sintomas da síndrome de Cushing em crianças incluem pressão alta, altos níveis de glicose na corrente sangüínea, fadiga e fraqueza, irritabilidade ou ansiedade, ganho excessivo de peso ao redor da cintura e o desenvolvimento de uma protuberância entre as omoplatas. Adrenal Congênita Hiperplasia

De acordo com o Manual Merck para Profissionais de Saúde, a hiperplasia adrenal congênita é um grupo de doenças hereditárias em que os bebês são incapazes de produzir suficiente cortisol e outros hormônios adrenais. Isso resulta em um aumento em outros hormônios chamados andrógenos. Os andrógenos são responsáveis pelo desenvolvimento das características masculinas. Meninas com hiperplasia adrenal congênita podem ter órgãos sexuais ambíguos sem características sexuais femininas distintas. Os meninos podem ter pêlos no corpo em excesso. Outros sintomas para ambos os sexos incluem o desejo por sal, perda de sal e desidratação.

Tratamento

O tratamento de níveis anormais de cortisol em crianças depende da causa. Cortisol baixo pode ser tratado com suplementos esteróides. Quando a criança está doente, as doses desses esteróides precisam ser aumentadas. O tratamento da síndrome de Cushing pode incluir cirurgia, quimioterapia ou o uso de drogas que bloqueiam a ação do excesso de cortisol. Crianças com hiperplasia adrenal congênita precisam de reposição de esteróides e outros hormônios adrenais. Meninas podem necessitar de cirurgia reconstrutiva dos órgãos sexuais afetados.

, , ] ]