casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Pode uma nova maneira de comer ajudá-lo a derramar quilos?

Embora possa parecer novo para você, comer consciente é na verdade uma prática antiga que está recebendo uma quantidade crescente de buzz. Você pode ter ouvido falar da atenção plena em referência à meditação e, de fato, algumas das mesmas teorias se aplicam. Quando comecei a consertar minha relação com a comida, um dos conceitos mais úteis que descobri foi a alimentação consciente.

Quinze anos atrás, minha jornada para parar de comer emocionalmente me fez cruzar com uma ideia que tem uma fascinante história. Com raízes nas filosofias zen e outras formas de budismo, comer consciente é comer com intenção, concentrando-se em cada momento da sua refeição e seus efeitos em seu corpo. Quando você come conscientemente, você come com a intenção de cuidar de si mesmo. Enquanto o objetivo é melhorar sua relação com a comida, muitos ainda querem saber: Posso perder peso dessa maneira?

O que a pesquisa diz sobre a alimentação consciente?

Em 2011, a Harvard Health Beat determinou que comer atentamente pode ajudar na perda de peso, porque se você comer mais devagar, dará ao seu cérebro a quantidade adequada de tempo para registrar a plenitude (leva aproximadamente 20 minutos). Enquanto isso, Jean Kristeller, professora de psicologia da Universidade Estadual de Indiana, sugere em um artigo para o Greater Good Science Center de Berkley que essa maneira de comer facilita o processamento cognitivo de seu desejo de comer, em vez de se sentir vítima do centro emocional. que muitas vezes leva a comer. De acordo com sua teoria, além de comer devagar e pensativamente, você também deve lidar com as emoções que estão causando comidas excessivas, em vez de empurrá-las para os fundos de sua mente.

No entanto, nem todos os especialistas aceita. Alguns cientistas afirmam que mais pesquisas são necessárias para determinar se a alimentação atenta resulta em perda de peso. Por exemplo, em 2014, Charles Emery, professor de psicologia na Ohio State University, disse: “Nossa revisão da pesquisa mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer para fornecer evidências convincentes dos benefícios da atenção plena na perda de peso e, especialmente , embora possa ser necessário mais pesquisa para um amplo acordo dentro da comunidade científica, um artigo publicado na revista Obesity Reviews, que avaliou 21 artigos sobre o tópico das intervenções baseadas em mindfulness para comer relacionada à obesidade. comportamentos, concluiu que é eficaz em mudar esses comportamentos, especificamente compulsão alimentar, comer emocional e comer externo.

Depois, há o conceito de "comer intuitivo", que inclui a alimentação consciente, mas é uma filosofia mais ampla. A alimentação intuitiva inclui três fatores centrais: Coma porque está fisicamente com fome, não porque suas emoções estão fazendo com que você coma; ouça seu corpo para avaliar quando você está com fome e quando está cheio; e se dê permissão incondicional para comer. A chave é não restringir o tempo, a quantidade e o tipo de comida ingerida de acordo com algum padrão externo.

Um estudo no Journal of Counseling Psychology sobre alimentação intuitiva entrevistou 391 mulheres de 17 a 61 anos. O estudo sugere que ouvir os sinais corporais para determinar o que, quando e quanto comer está associado à menor massa corporal.

Como praticar a alimentação consciente

Acontece que muitas vezes não temos fome física, mas sim estão com fome emocionalmente por algo que não está sendo cumprido em nossas vidas. A primeira pergunta a se fazer é:

Por que estou realmente com fome?

Continua com essas perguntas destinadas a chegar ao âmago de suas dores de fome.

Existe alguém quem está me fazendo querer comer demais?

Ao identificar esse indivíduo, você rouba a emoção de seu poder antes que ele coma em excesso.

O que é que estou comendo?

Se você está comendo alimentos altamente processados, pode se sentir insatisfeito e ter baixos níveis de energia. Incorporar mais alimentos à base de vegetais em sua dieta provavelmente lhe dará a energia necessária para sentir-se satisfeito e satisfeito.

Por que estou com vontade de comer agora?

É porque você está fisicamente com fome, ou é porque você quer entorpecer uma emoção? Mais frequentemente do que não, uma emoção é o culpado.

Quanto está no meu prato?

Examinando a quantidade de comida no seu prato vai ajudar você a entender se você está comendo emocionalmente ou não Depois de colocar essas perguntas pensativas sobre sua relação com a comida e examinar as emoções de um modo não crítico, você está pronto para aplicar as técnicas físicas básicas de comer conscientes. Comece gradualmente para não ficar sobrecarregado. Escolha algumas das estratégias a seguir com as quais você se sinta à vontade e aplique-as a uma refeição por dia ou a algumas refeições por semana, em vez de tentar fazer todas elas em todas as refeições.

1. Tire um tempo para comer sua refeição. Defina um temporizador para 20 a 30 minutos e marque sua refeição para que você use o valor total. Uma vez que você tenha percebido como é comer devagar, largue a eletrônica - eles fornecem distrações desnecessárias enquanto comem (veja abaixo). Outro método é começar a comer refeições usando pauzinhos como utensílios. Isso literalmente retarda o processo se você não estiver acostumado a usá-los e ajudar você a fazer pequenas mordidas. "Or use your nondominant hand;", 3, [[Por exemplo, se você for destro, tente segurar o garfo na mão esquerda ao comer. É muito mais complicado do que você pensa!

2. Evite a estimulação. Desligue a TV e guarde o celular. Coma em completo silêncio focado na tarefa em mãos - desfrutando de sua refeição.

3. Tome pequenas mordidas. Mastigue sua comida 10 a 15 vezes antes de engolir.

4. Pense de onde sua comida veio. O monge budista vietnamita Thich Nhat Hanh disse: "Alguns de nós, enquanto olhamos para um pedaço de cenoura, podemos ver todo o cosmos nele, podemos ver a luz do sol nele, podemos ver a terra nele". Pegue uma maçã, por exemplo . Começou de uma semente e foi tendido até que chegou ao mercado. Tomando o tempo para apreciar isso ajuda a retardar o processo de comer e envolve sua criatividade também.

Enquanto o júri ainda pode estar fora sobre se consciente comer conclusivamente resulta na perda de peso, praticando estas técnicas absolutamente contribuirá para uma relação mais saudável com a comida - e uma saúde mais saudável.

, , ] ]