casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Os efeitos da infidelidade em um casamento

Um caso pode ser destrutivo para um casamento. De fato, a infidelidade é uma das principais causas do divórcio. Embora seja ideal trabalhar para evitar a infidelidade em primeiro lugar, se ocorrer um caso, é necessário entender seus sentimentos e como isso pode afetar seu casamento, diz a autora e psicóloga Susan Heitler, Ph.D. no artigo "Recuperação de um caso". Nem todos os assuntos, mesmo os de longa data, terminam necessariamente em divórcio. Em vez disso, ambos os parceiros podem aprender e crescer a partir da experiência, resultando em uma recuperação completa. Para curar a dor e renovar um sentimento de confiança em seu relacionamento, é importante analisar exatamente como seu casamento vai mudar depois do caso. (ref 1)

Discussão de razões para a infidelidade

Quando um caso ocorreu, o parceiro ferido vai querer saber exatamente por que e como a infidelidade aconteceu. Na verdade, o parceiro ferido se recuperará mais rapidamente se conseguir entender sua parte no caso, diz Heitler. (ref 1) A verdade é que os assuntos nunca são totalmente causados por um dos parceiros, já que ambos os cônjuges são responsáveis pelo casamento, diz Emily Christensen, PhD. no artigo "Impacto da Infidelidade". Uma pessoa escolhe ter o caso, mas isso acontece porque algo está em desequilíbrio com o relacionamento como um todo. Isso pode incluir falta de afeição no relacionamento, medo de intimidade ou evitar conflitos. (ref 2)

Para fortalecer o cônjuge doido, o cônjuge ofensivo deve divulgar exatamente o que está pensando e fazendo, recomenda Heitler. O cônjuge doido deve ter discernimento suficiente para sentir que o parceiro não vai ofender novamente. Os segredos precisam ser revelados, embora a escolha de quanto é dito, como um retrato excessivamente negativo das ações do parceiro, possa piorar o trauma do parceiro ferido. O cônjuge ofensor também deve ser transparente com todas as suas comunicações, como registros e textos de telefones celulares, bem como e-mails de computador e assim por diante. Eliminar qualquer comportamento secreto ajudará o outro cônjuge a se recuperar muito mais rápido. (ref 1)

As primeiras reações do cônjuge doente provavelmente serão altamente negativas, diz Heitler. Ele pode dizer, por exemplo: "Fui humilhado" ou "Você foi tão egoísta". Essa é uma reação natural que o parceiro infiel precisa engolir como parte do processo. É importante que, com o tempo, as reações do parceiro ferido mudem para uma compreensão mais equilibrada do contexto do caso, bem como sua contribuição para um desequilíbrio no casamento e uma apreciação de como o caso renovou a comunicação e a confiança. (pt 1)

Trabalhando para o perdão

A infidelidade cria muito peso emocional em um casamento que pode inibir o crescimento e a cura, diz o psiquiatra e autor Dr. Scott Haltzman no artigo "Infidelidade e como isso afeta o casamento, as crianças e as famílias". (ref 3) Admitir o caso e terminá-lo é necessário, mas há muito mais trabalho a fazer depois. Parte deste trabalho está dando um sincero pedido de desculpas. Uma coisa é ter remorso, mas oferecer um pedido de desculpas que satisfaça seu parceiro requer delicadeza de comunicação. (ref 4)

Para entregar um pedido de desculpas satisfatório, comunique tudo o que você fez para prejudicar seu cônjuge, recomenda Haltzman. Isso não deve incluir apenas dormir com alguém que você não deveria ter, mas machucar sua família, decepção, estar ausente de casa etc. Em seguida, admita como suas ações afetaram seu parceiro. Isso geralmente inclui dor emocional severa, mas também pode incluir a inconveniência de seu tempo, esforço financeiro e muito mais. Finalmente, prometa compensar seus erros. Digamos, por exemplo, "Eu sei que nunca posso desfazer o que fiz, mas é o que planejo fazer daqui para frente". Isso pode incluir ser completamente transparente, comprometer-se a ir à terapia de casais e concordar em permanecer fiel a partir de agora. Em seguida, faça algo de bom para seu cônjuge, como concordar em visitar os sogros ou reservar uma escapada de fim de semana. (ref 4)

O cônjuge prejudicado também vai querer entregar um pedido de desculpas em algum lugar na estrada. Não tem que ser imediatamente após o caso, mas ajuda a aliviar o peso emocional de um casamento pós-infidelidade. Por exemplo, o cônjuge pode querer dizer: "Querida, estou muito magoado com todas as coisas que aconteceram nos últimos X meses. Dizer que te perdoo não tira o que você fez de errado, mas diz que estou pronto para ir com você para um lugar melhor. Você está perdoado ". Perdoar o parceiro de trapaça ajuda vocês dois a seguir em frente e também libera você de raiva e ressentimento. (ref 3)

Sentindo seus sentimentos

Um caso é obrigado a trazer enormes doses de emoção, diz Haltzman. A vergonha é comum, tanto para a parte ofensora quanto para o parceiro prejudicado. O último pode sentir que ele ou ela errou o casamento de alguma forma para causar esse erro. O vazio também é comum - é o resultado de um choque extremo e procura proteger nossa mente do trauma. Depois do tempo esse sentimento, ou falta de sentimento, desaparece. Possessividade é outra emoção típica. O pensamento de que seu parceiro esteve com outra pessoa pode lembrá-lo de quanto você considera seu parceiro sua propriedade. (ref 5)

Outras emoções comuns são aborrecimento e alívio. Aborrecimento porque o seu parceiro fez um enorme erro de julgamento que está afetando negativamente sua vida. Alívio porque a parte prejudicada pode ter percebido que algo estava acontecendo. Agora que o gato está fora do saco, vocês dois podem finalmente trabalhar no problema - juntos. (ref 5)

A chave para lidar com todas essas emoções em espiral, recomenda Haltzman, é deixar-se sentir suas emoções e se dar espaço em sua vida a partir de suas responsabilidades para sentir eles - meditar ou dar uma caminhada permite refletir sobre suas emoções. Não deixe suas emoções dominá-lo, no entanto. Se você se sentir preso a eles, procure o sábio conselho de um terapeuta. Finalmente, comunique-se com seu cônjuge sobre esses sentimentos. Se o relacionamento está tremendo, peça a ele que simplesmente ouça enquanto você se comunica com calma exatamente como você se sente. Isso deve abrir o caminho para uma comunicação mais profunda depois. (ref 5)

, , ] ]