casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Períodos Pesados \u200b\u200be Ganho de Peso

Embora a natureza exija que as mulheres menstruem durante a idade fértil, o ciclo de cada mulher é único. Algumas mulheres controlam a menstruação com pouco esforço, e os efeitos de um período são insignificantes. Outras mulheres são atormentadas com problemas relacionados à síndrome pré-menstrual, sangramento intenso e ganho de peso que afetam negativamente suas vidas a cada mês.

O Ciclo Menstrual

Aproximadamente uma vez por mês, o corpo de uma mulher se prepara para a possibilidade de um gravidez. Um óvulo que amadureceu é liberado por um dos dois ovários e viaja pela trompa de Falópio a caminho do útero. Se for fertilizado por espermatozóides no processo, ele se liga ao revestimento interno espesso do útero para se transformar em um feto. Se a fertilização não ocorrer, o óvulo e o revestimento uterino espessado são expelidos do corpo num período menstrual. Vários hormônios estão em ação no corpo para garantir que o processo de menstruação ocorra. Um desses hormônios, o estrogênio, é responsável por garantir que o revestimento do útero fique espesso para suportar uma gravidez, se ocorrer. Os níveis de estrogênio aumentam no início do ciclo menstrual para iniciar esse processo.

Menorragia

Algumas mulheres apresentam sangramento intenso com o período menstrual. O termo médico para essa condição é chamado de menorragia, definida pela Universidade de Rochester como uma situação em que uma mulher está sangrando o suficiente para molhar um absorvente ou absorvente higiênico o suficiente para que ela seja trocada pelo menos uma vez por hora. A menorragia também inclui sangramento menstrual que dura mais de sete dias ou sangramento entre períodos.

Ganho de peso

O ganho de peso pode estar associado a um período menstrual, particularmente nos dias imediatamente anteriores ao início do sangramento. Ganho de peso, devido à retenção de água, pode levar a sensação de inchaço ou a sensação de plenitude no abdômen e nas extremidades. A retenção de água é um fluido que é mantido nos tecidos do corpo em vez de passar pela micção. Inchaço e ganho de peso também podem ser o resultado do ar no trato gastrointestinal; causando excesso de gás e distensão.

Estrogênio

Devido à necessidade de hormônios para continuar o processo de menstruação, flutuações nos níveis hormonais ou condições que podem causar um excesso de um hormônio sem o equilíbrio do outro causar sintomas de sangramento menstrual intenso e ganho de peso. A Dra. Christiane Northrup, autora e especialista em questões de saúde feminina, relaciona o excesso de estrogênio no corpo como uma fonte de ganho de peso e menorragia. Estrogênio é normalmente equilibrado pelo hormônio progesterona, e os sintomas podem ocorrer quando há um desequilíbrio desses hormônios no corpo. Como o estrogênio é responsável pela formação do revestimento uterino antes da menstruação, o excesso de estrogênio no organismo pode contribuir para o desenvolvimento de mais tecido e sangue no útero. Se uma gravidez não ocorrer, um período menstrual, em seguida, tem sangramento excessivo e pode durar vários dias. Um aumento no estrogênio também pode fazer com que o corpo retenha água e possa afetar o trato gastrointestinal, retardando o processo de esvaziar seu conteúdo e produzir gás.

Sangria intensa com menstruação, associada a peso ganho, deve ser avaliado por um médico para uma causa definitiva. Para as mulheres que apresentam sintomas graves causados por um desequilíbrio hormonal, um médico pode prescrever reposição hormonal para compensar o aumento de estrogênio. A reposição hormonal pode ser administrada por injeção, adesivo transdérmico ou por meio de um dispositivo intra-uterino que libera uma droga específica para equilibrar os níveis hormonais. O tratamento de períodos intensos e o ganho de peso podem reduzir os sintomas desagradáveis e tornar o tempo de menstruação menos difícil para muitas mulheres.

, , ] ]