casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Estratégias de modificação do comportamento em sala de aula para o TDAH

Técnicas de modificação de comportamento moldam o comportamento através de um sistema de reforço e punição. Esse tipo de sistema pode ser eficaz para ajudar certos comportamentos problemáticos, como aqueles freqüentemente vistos em crianças com TDAH. Em estratégias de modificação de comportamento, o comportamento problemático e o comportamento desejado que idealmente o substituirão, devem ser claramente definidos. Então pequenos passos em direção ao comportamento desejado são recompensados. Os lapsos em andamento, ou a regressão ao comportamento problemático, não são recompensados.

Múltiplas opções de atividades

Crianças com TDAH não podem ficar paradas e focalizar uma atividade por um longo período de tempo. No entanto, se uma criança tiver a opção de ir entre várias atividades à vontade, ele estará menos propenso a sair e fazer outra coisa. Ao monitorar a quantidade de tempo gasto em cada atividade, os professores podem estabelecer uma linha de base com relação à quantidade atual de tempo que a criança permanece em uma atividade (por exemplo, dois minutos em uma estação de desenho) e recompensar a criança por cada período de permanência. atividade. As recompensas podem ser tão simples como dizer: "Ótimo trabalho, posso ver que você realmente trabalhou muito!" É importante recompensar a criança por um tempo maior de permanência em uma atividade, mas não por gastar a mesma quantia ou menos tempo do que ele fez anteriormente.

Gráficos de Recompensa Individual

Gráficos de recompensa individual são outra maneira de implementar a modificação de comportamento na sala de aula. Primeiro, o professor e a criança devem discutir e concordar com uma lista de comportamentos que devem mudar. Por exemplo, depois de conversar com a professora, Sue concorda em trabalhar calmamente em seu assento, levantando a mão quando ela quer dizer alguma coisa e ouvir os outros quando estão falando. O professor então dá à criança um cartão com esses objetivos e coloca uma carinha sorridente ao lado da data /aula quando o comportamento é alcançado. Após uma semana inteira de rostos sorridentes, a professora concorda em escrever uma nota positiva para a criança levar para seus pais. Muitas vezes, a princípio, um período de aula inteiro pode não ser uma meta razoável. É mais provável que o professor queira recompensar a criança a cada 10 ou 15 minutos que o comportamento é alcançado. Isso pode ser feito com uma carinha sorridente, um adesivo ou um elogio verbal.

Tempos-limite divertidos

Às vezes, é útil utilizar o comportamento que a criança quer fazer como recompensa por fazer o comportamento que "you want the child to do.", 3, [[Por exemplo, se um menino em particular na turma tende a correr e fazer muito barulho, o professor pode implementar um sistema em que, se ele puder ficar quieto por um certo período de tempo, pode correr e ser barulhento. por cinco minutos como recompensa. Este sistema tende a funcionar melhor com crianças mais velhas ou com sintomas mais leves de TDAH. Com crianças com TDAH mais jovens ou mais severas, pode ser difícil redirecionar a criança a agir apropriadamente depois de dar a ele o tempo limite divertido. , , ] ]