casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quais são os perigos de muita medicação da tireóide?

Muitos distúrbios da tireóide, a glândula que regula o nível de energia do corpo, requerem medicação, geralmente por toda a vida. Demasiada medicina da tiróide pode causar efeitos colaterais graves, incluindo efeitos para o feto em mulheres grávidas. Assim, os médicos devem monitorar cuidadosamente os pacientes para garantir que estão recebendo a dosagem correta e que os níveis dos hormônios tireoidianos permaneçam dentro da faixa normal.

Danos ao fígado

Nos Estados Unidos, duas drogas antitireoidianas, metimazol e propiltiouracil , são usados ​​para evitar que a tireóide hiperativa produza muita tiroxina, o hormônio da tireóide. Grandes doses de propiltiouracil e metimazol podem ferir gravemente o fígado, até o momento da morte, relata MayoClinic.com. Porque o risco é maior com profiltiouracil, os médicos recomendam tentar methimazole primeiro, mudando apenas se se revelar intolerável.

piorou os sintomas do olho

iodo radioativo é por vezes utilizado para tratar a doença de Graves, o distúrbio mais comum de overactive tireóide, porque encolhe a glândula tireóide e reduz os níveis de hormônio em excesso, relata MayoClinic.com. Um problema, no entanto, é que as pessoas podem desenvolver problemas oculares novos ou agravados, incluindo ressecamento, ressecamento, lacrimejamento ou vermelhidão. Embora o efeito é temporário, os médicos evitam o uso de iodo radioativo, se os sintomas oculares estão presentes.

Levotiroxina é um hormônio sintético usado para substituir o hormônio da tireóide devido a hipoatividade da tireóide, como a doença de Hashimoto, uma condição onde o sistema imunológico ataca a tireóide, relata MayoClinic.com. Demasiada levotiroxina pode causar ou piorar a osteoporose.

Problemas cardíacos

Demasiada levotiroxina também pode fazer o coração bater muito rápido ou irregularmente, explica MayoClinic.com. Em pacientes com doença cardíaca, os médicos podem começar com uma pequena dose, aumentando gradualmente após um monitoramento cuidadoso do impacto no coração.

Efeitos Adversos no Feto

Grandes doses de propiltiouracil ou metimazol podem causar tireoide inflamada ou underactive tireóide no feto, de acordo com a doença da tiróide e gravidez. A monitorização frequente dos níveis hormonais e o ajuste da dose na mãe grávida reduzem este risco.