casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como um bebê humano se desenvolve no útero

O processo

O desenvolvimento humano no útero é um processo complexo. Com duração de 40 semanas, em média, pode ser concluído em qualquer momento entre 38 e 42 semanas. Neste tempo relativamente curto, um único óvulo fertilizado cresce e se desenvolve em um bebê humano completo. O desenvolvimento de um bebê humano no útero é dividido em três trimestres.

Primeiro trimestre

O primeiro trimestre, que ocorre nos primeiros três meses, ou nas semanas 0 a 13, contados a partir do último período da mãe. Período menstrual. Durante as primeiras semanas desse período, o óvulo é fertilizado, começa a se dividir e se implanta no útero da mãe. Após a implantação, a bola de células se transforma em um embrião quando o coração, o sistema circulatório e o sistema nervoso começam a se formar. Algumas das células da esfera original das células tornam-se os tecidos de suporte, como o saco amniótico que envolve o bebê e a placenta e o cordão umbilical que passam o sangue entre o bebê e a mãe. No final do primeiro trimestre, os membros, características faciais, órgãos genitais e todas as principais estruturas do corpo se formaram e o bebê começou a se mover, embora não possa ser sentido ainda. O bebê transita de ser chamado de embrião para feto neste estágio.

Segundo trimestre

O segundo trimestre começa na semana 14 e dura até a semana 26. O crescimento do bebê no útero leva de cerca de 6 polegadas e 4 oz. no início do segundo trimestre para cerca de 14 polegadas e 2 1/2 lbs. no fim. Detalhes como impressões digitais, cílios e unhas se formam durante este trimestre. O bebê forma coberturas protetoras durante este trimestre, como uma fina camada de cabelo chamada lanugo e uma substância semelhante a queijo chamada vernix que protege o feto do fluido amniótico circundante. Os movimentos do bebê ficam mais fortes à medida que ele pratica alongamento e contração dos músculos e se move dentro do útero.

A partir da semana 27 até o final da gravidez é considerado o terceiro trimestre. Nesta fase, todo o desenvolvimento principal foi concluído e o bebê poderia sobreviver fora do útero, mesmo no início do terceiro trimestre. Ao longo deste trimestre, o cérebro continua a se desenvolver, os ossos começam a se calcificar e os pulmões amadurecem. O feto ocasionalmente desenvolve soluços enquanto pratica a respiração, movendo o líquido amniótico para dentro e para fora de seus pulmões. O bebê também engordará rapidamente, o que preenche sua pele e a torna menos vermelha e enrugada, e ele abrirá os olhos, que foram fechados desde o início do segundo trimestre. No final do terceiro trimestre, o bebê vai virar a cabeça para baixo e se preparar para o seu próximo nascimento. Até o dia do nascimento, ele pesará entre 6 e 10 libras. e ter entre 19 e 21 centímetros de comprimento.