casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Histórias para ajudar as crianças a entender por que o bullying é ruim

O bullying destrói a confiança e a tranquilidade de uma criança, interferindo em tudo, desde o envolvimento com a escola até o relacionamento com a família. Como pai ou cuidador, você pode usar histórias para ajudar seu filho a aprender como responder a agressores de maneiras saudáveis. Joanne e Arrica Rose Scaglione, em “Crianças à Prova de Intimidação: Um Guia Prático e Prático para Parar o Bullying”, explicam que “ler ou ouvir histórias sobre outras pessoas na mesma situação pode ser reconfortante” para crianças que sofrem de bullying. As histórias também ajudam as crianças que têm agido como valentões a ver seu comportamento de outro ponto de vista.

Livros de imagens

Para crianças pequenas, escolha entre uma série de livros ilustrados que abordam a questão do bullying. Kenneth Shore, em "O ABC da Prevenção do Bullying: Abordagem Abrangente da Escola", recomenda dois livros ilustrados de autoria de Stan Berenstain. No primeiro, “The Berenstain Bears and the Bully”, a Irmã Bear tem que aprender a resistir a um jovem urso vizinho intimidador, enquanto em “The Berenstain Bears and Too Much Teasing”, o irmão Bear a princípio atormenta sua irmã com provocações, mas depois encontra-se no final de provocação e aprende como pode ser doloroso. Outros livros de imagens que exploram como lidar com valentões incluem “Riding the Tiger” de Eve Bunting, “A História de Ferdinand” de Munro Leaf, “The Araboolies of Liberty Street” de Sam Swope e “Big Bad Bruce” de Bill Peet. Livros

Livros de ficção para crianças mais velhas examinam o problema do bullying de maneiras pensativas.Por exemplo, “Shreddreman” de Van Draanen explora como responder a valentões na história de um aluno da quinta série que resiste criativamente a um valentão de escola Shore também sugere “Blubber”, de Judy Blume, que segue um valentão que aprende como uma provocação dolorosa pode ser quando um de seus amigos se torna o centro do ridículo.O romance clássico “Charlotte's Web”, de EB White, capta a dor e o isolamento que Os resultados de bullying, bem como a importância de verdadeiras amizades Outros livros de ficção que se concentram no problema da intimidação incluem “O Banheiro de Um Garoto no Banheiro”, de Louis Sachar, “St de Mary Downing Hahn”. Epping on the Cracks ”,“ The Bear’s House ”de Marilyn Sachs e“ What Hearts ”de Bruce Brooks.

Histórias de vídeo

Você também pode encontrar várias gravações que trazem histórias sobre o bullying para as crianças. Por exemplo, Shore recomenda “Broken Toy”, criado pela Lucky Duck Publishing e produzido pelo National Center for Youth Issues. Sugerida para crianças dos 4º ao 6º anos, a história de “Brinquedo Quebrado” se concentra em um grupo de valentões que vão longe demais em seu tormento de um garoto de 12 anos. Também apropriado para crianças do ensino fundamental, aquelas na 3ª a 8ª série, AIMS Multimídia “Bullying: Não Apenas uma Coisa de Cara” centra-se em uma jovem garota que é intimidada por outras meninas em sua escola. Para crianças mais velhas, das 5ª a 12ª séries, a “Bully Dance” não-verbal e animada da Bullfrog Films conta uma história que mostra como o bullying afeta toda uma comunidade.