casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Sinais de crianças com atraso de desenvolvimento

Todos os pais tiveram esse sentimento incômodo de dúvida em um momento ou outro sobre o desenvolvimento de uma criança. Geralmente, essa preocupação diminui à medida que a criança começa a falar mais, a andar de forma constante ou a mostrar interesse por outras crianças pequenas. Ocasionalmente, porém, a criança pode ter um atraso no desenvolvimento. Como um pai amoroso, é crucial que você possua um conhecimento básico do desenvolvimento típico e atípico da criança.

Locomoção

Um menino de 12 meses que ainda não se senta sozinho por um longo período de tempo. tempo, quem não está rastejando ou puxando para ficar em pé usando móveis ou que tem uma forte preferência por um lado do corpo sobre o outro precisa ver seu pediatra, diz crianças saudáveis (referência 1). Toddlers são capacitados pela capacidade de contornar e explorar o meio ambiente. Aos 18 meses de idade, afirma zero a três, seu filho deve estar andando. Embora seja típico que um novo andador seja instável, essa instabilidade deve durar alguns meses e ser substituída por uma marcha firme. A média de dois anos de idade é capaz de correr, subir escadas enquanto segura um trilho e pular de um degrau baixo e aterrissar no chão, anotando Zero a Três (Referência 3). Se o seu filho de dois anos não conseguir fazer todas essas coisas, ele poderá ter um atraso.

Manipulação

Entre os 12 meses e os 18 meses de idade, o seu filho deve ser capaz de compreender pequenos objetos com o polegar e o dedo indicador. Esta é uma das habilidades motoras básicas necessárias para muitas outras habilidades de desenvolvimento. Se sua criança tem entre 18 meses e 24 meses de idade e ainda usa a mão inteira para agarrar um objeto, não pode jogar uma bola a poucos metros ou mostrar uma forte preferência por uma mão ou braço sobre a outra, você precisa falar com seu pediatra sobre essas preocupações. Se o seu filho nasceu prematuro, é especialmente importante consultar o pediatra. Crianças Saudáveis diz: "O nascimento prematuro está associado a um aumento do risco de paralisia cerebral". (Referência 4)

Comunicação

Aos 12 meses de idade, o bebê deve vocalizar muitos sons diferentes, tanto consoantes quanto vogais, diz a Associação Americana de Fonoaudiologia (Referência 5). Se ela vocaliza pouco, não usa vocalizações e em vez disso gesticula ou aponta ou não vira para olhar quando você chama o nome dela, então você precisa consultar seu pediatra. Entre os 12 meses e os 24 meses de idade, você deve dizer mais palavras todos os meses. Estas palavras podem não ser muito claras; é comum e normal para os seus dois anos de idade dizer "tat" para "gato" e outras aproximações de palavras. Até o momento ela tem dois anos de idade, seu filho também deve entender muito do que você diz a ela. Se ela não entender instruções simples de um passo como "Pegue seus sapatos" ou não esteja apontando para objetos na casa quando pedir a ele que mostre a localização deles, seria sensato perguntar ao seu pediatra por um encaminhamento para uma consulta. pediatra fonoaudióloga.

Emoção

Um sinal crítico de saúde emocional em seu bebê é a maneira como ele imita você e outros adultos ou até mesmo seus irmãos. A imitação é a maneira central pela qual o bebê aprende qual é o papel dele dentro da família e da cultura maior ao seu redor. "Ocasionalmente, entretanto, uma criança não interage dessa maneira esperada. Em vez disso, a criança parece existir em seu próprio mundo, um lugar caracterizado por rotinas repetitivas, comportamentos estranhos e peculiares, problemas na comunicação e uma total falta de consciência social ou interesse pelos outros ", afirma a American Academy of Child & Psiquiatria Adolescente. Estes são possíveis sinais de autismo. Crianças no sistema de assistência social, em particular, são mais propensas a mostrar sinais de atrasos emocionais. Devido aos "maus cuidados pré-natais, negligência, abuso e outros problemas familiares", afirma a Academia Americana de Pediatria, essas crianças são mais propensas a apresentar comportamentos extremamente agressivos ou anti-sociais, dificuldade em estabelecer vínculo com os cuidadores e sintomas de negligência. Como o seu pequeno explora e ganha confiança em suas habilidades incipientes, suas habilidades de auto-ajuda naturalmente aumentarão. Ela deve ser capaz de beber uma pequena quantidade de líquido de um copo aberto, começar a se alimentar com uma colher e tentar calçar seus sapatos e possivelmente suas calças sozinha, diz Zero a Três. Entre os 12 meses e os 24 meses de idade, a criança está afirmando sua independência de maneiras engraçadas e irritantes. Suas habilidades de resolução de problemas estão florescendo - ela está descobrindo como conseguir as coisas que quer através da comunicação e da manipulação. Se o seu pequenino não tentar entrar em armários e gavetas, insistir em se alimentar, girar maçanetas ou se envolver em brincadeiras simples, então é possível que ela tenha um atraso em suas habilidades adaptativas.

, , ] ]