casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Falta de energia nos adolescentes

A adolescência é uma época de rápido desenvolvimento físico e emocional. A puberdade, as flutuações hormonais e o rápido crescimento de ossos e músculos podem prejudicar os níveis de energia, fazendo com que muitos adolescentes se sintam fatigados de tempos em tempos. Quando os requisitos de sono não são atendidos, a falta de energia pode progredir para exaustão total. Compreender a natureza da fadiga permite que os adolescentes e seus pais encontrem soluções saudáveis.

Causas

A fadiga na adolescência é um fenômeno complexo, mas relativamente comum. Condições não-orgânicas, como sono ruim, alergias, estresse e depressão estão entre as causas mais comuns de falta de energia em adolescentes. Fatores de estilo de vida também desempenham um papel. TeenGrowth.com afirma que apenas 20 por cento dos adolescentes cumprem a recomendação de 9 horas de sono durante a semana, com 45 por cento de dormir menos de 8 horas por noite. Dieta pobre também pode ser prejudicial; adolescentes que consomem muito açúcar ou cafeína ou não recebem nutrientes suficientes podem ter baixa energia.

Sinais e Sintomas

A falta de energia em adolescentes pode nem sempre ser óbvia para os espectadores. Alguns adolescentes se queixam de fadiga, enquanto outros são menos propensos a expressar suas preocupações. Sinais externos incluem bocejos freqüentes, adormecer durante a aula e outras atividades diurnas e movimentos lentos ou lentos. Sinais relacionados ao humor, como irritabilidade e baixa tolerância ao estresse, podem também sinalizar cansaço crônico em alguns casos. Os adolescentes que estão cansados muitas vezes têm dificuldade em se concentrar e permanecer alertas durante a escola e outras atividades. Outros sintomas incluem uma sensação pesada no corpo, cognição prejudicada e mau humor.

Com o tempo, a falta de energia pode prejudicar o desempenho e a qualidade de vida. De acordo com TeenGrowth.com, mais de um quarto dos estudantes do ensino médio dormem durante a escola; 22% dormem enquanto fazem o dever de casa e 14% faltam às aulas ou chegam atrasados devido a dormir demais pelo menos uma vez por semana. Além disso, 73% dos adolescentes com problemas relacionados ao humor, como ansiedade ou infelicidade, também sofrem de insônia ou sonolência diurna.

Embora a falta de energia possa ser prejudicial ao desempenho acadêmico, ela também pode ameaçar a segurança dos adolescentes. alguns exemplos. Adolescentes privados de sono que dirigem correm o risco de adormecer ao volante, o que aumenta muito a probabilidade de entrar em um acidente de automóvel. Dormir no trabalho também pode ser perigoso quando os deveres envolvem tarefas potencialmente perigosas, como operar equipamentos pesados.

Prevenção /Solução

A única maneira de tratar a falta de energia em adolescentes é descobrindo a causa subjacente da condição. . Uma avaliação médica pode ajudar a identificar os fatores que contribuem para a fadiga. Na maioria dos casos, dormir 8 ou 9 horas por noite é suficiente para evitar o cansaço excessivo em crianças e adolescentes. Uma dieta saudável e exercícios regulares são vitais para prevenir a obesidade, o que também pode agravar a fadiga. Se seu filho adolescente comer mal, mantenha o lixo fora de casa e estimule o lanche de alimentos ricos em nutrientes, como vegetais frescos e grãos integrais.

Considerações de adolescentes com experiência de fadiga severa que não é aliviada por sono adequado deve procurar uma avaliação médica imediatamente. Um histórico médico completo em combinação com exames físicos como exame de urina ou exames de sangue pode ajudar a descartar o abuso de substâncias e desordens físicas, como a anemia, que são conhecidas por causar cansaço. Em alguns casos, a falta de energia nos adolescentes pode resultar de condições físicas ou mentais, como depressão ou disfunção renal. , , ] ]