casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como o status socioeconômico dos pais afeta a aprendizagem?

Seus pais afetam muitas coisas em sua vida, desde sua herança genética até seus hábitos diários. Sua educação pode afetar seu status socioeconômico e seu status socioeconômico pode afetar tanto suas conquistas educacionais gerais quanto o aprendizado. Alguns desses efeitos podem existir até 40 anos depois, de acordo com um artigo de julho de 2009 no "Merrill Palmer Quarterly" da Wayne State University.

Desafios diários

As crianças em situação de pobreza enfrentam desafios diários que afetam sua vida. capacidade de aprender, de acordo com Eric Jensen, um professor e especialista em neurociência, bem como o autor de “Ensinar com Pobreza na Mente.” Jensen observa que crianças de famílias de baixo nível socioeconômico devem lidar com desafios emocionais e sociais, agudos e crônicos. estressores, atrasos cognitivos e questões de saúde e segurança. Estes resultam de fatores como apego parental ruim, depressão dos pais, cuidados de saúde inadequados, ambientes caóticos e inseguros, e cuidadores que estão sobrecarregados, estressados ​​ou usam medidas disciplinares severas. Os pais podem estar fisicamente indisponíveis, pois trabalham longas horas e as crianças são mais propensas a ficar sozinhas.

Ciclo da Pobreza

O status socioeconômico, geralmente abreviado como SES, geralmente inclui educação, ocupação e renda. , de acordo com a American Psychological Association, e é uma medida de posição social. O baixo nível socioeconômico geralmente está correlacionado à baixa escolaridade, pobreza e saúde precária. A APA observa que as crianças que vivem em uma comunidade de baixo nível socioeconômico, ou que crescem em famílias com baixo status socioeconômico, não são tão rápidas em aprender habilidades acadêmicas. Um ambiente doméstico de baixa alfabetização e estresse crônico, bem como escolas com recursos inadequados - todos típicos em comunidades com baixos níveis socioeconômicos - afetam o desempenho acadêmico ao longo da vida e podem perpetuar o ciclo de pobreza. Taxa

Pais em situação de baixo SES geralmente não têm recursos finos para fornecer livros, computadores ou outras ferramentas de aprendizado para seus filhos. Eles podem não ter tempo para ler para eles ou saber como fornecer apoio com a lição de casa. Como resultado, a APA observa que os estudantes de escolas com baixos níveis socioeconômicos são até três níveis atrás de seus pares com mais vantagens econômicas no momento em que entram no ensino médio. A taxa de desistência do ensino médio em 2007 para jovens de 16 a 20 anos foi mais de três vezes maior para crianças de famílias de baixa renda quando comparada à taxa de desistência de crianças de famílias de renda média ou alta.

Resultados de Longo Prazo

As realizações educacionais dos pais são frequentemente relacionadas ao status socioeconômico da família. No entanto, a educação dos pais em si afetou os resultados educacionais e ocupacionais de longo prazo de seus filhos, de acordo com o “Merrill Palmer Quarterly”. Pesquisadores entrevistaram alunos da terceira série e seus pais para coletar dados sobre SSE e realizações educacionais dos pais. Os participantes foram entrevistados novamente quando as crianças tinham 19, 30 e 48 anos. O nível educacional dos pais quando as crianças tinham 8 anos de idade previam o sucesso educacional e ocupacional da criança com a idade de 48 anos. Mesmo em um ambiente com baixo nível socioeconômico, os pais que possuíam alto nível educacional tinham maior probabilidade de ter filhos que também alcançaram mais educação que deu às crianças mais opções ocupacionais.