casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Idéias para crianças pré-escolares fora de controle com questões sensoriais

Processamento sensorial é a maneira como o sistema nervoso recebe mensagens do cérebro e as transforma em respostas motoras e comportamentais. (referência 1) Em algumas crianças, os sinais sensoriais não se organizam em respostas apropriadas. Algumas crianças podem ser excessivamente reativas a certos estímulos sensoriais, enquanto outras podem precisar de um forte estímulo sensorial para reagir. Isso pode fazer com que a criança se envolva em atividades de busca sensorial, o que pode parecer um comportamento fora de controle. Os pais que sabem por que seu filho com transtorno de processamento sensorial está agindo da maneira como é, podem encontrar atividades calmantes, conhecidas como dieta sensorial, que melhoram o comportamento.

Propriocepção

Propriocepção se refere ao corpo capacidade de sentir movimento dentro das articulações e posição articular. Algumas crianças não têm essa capacidade e precisam de estímulos proprioceptivos para se acalmar e melhorar a consciência muscular /articular. Isso pode ser feito por tarefas que envolvem o uso de grandes grupos musculares, como empurrar ou puxar ou transportar objetos pesados. Por exemplo, eles poderiam carregar uma carga de roupa ou uma sacola de compras. Outras boas atividades domésticas incluem esfregar ou aspirar. Os pais também podem tentar envolver o filho em um cobertor ou pressionar firmemente os braços, as pernas e as costas do filho com travesseiros. (referência 2)

Vestibular

O sistema vestibular nos ajuda a manter nosso equilíbrio e equilíbrio quando giramos, balançamos, balançamos ou dobramos. Algumas crianças precisam de entrada vestibular extra; outros não conseguem obter informações suficientes e precisam "acordar" seu sistema sensorial. Uma criança que precisa de entrada vestibular pode parecer estar fora de controle, batendo em objetos ou pessoas ou caindo sobre si mesma. Girar, balançar e pendurar de cabeça para baixo fornecem a entrada mais intensa e duradoura. (referência 2) Deixe seu filho balançar, pular em um pufe ou cama elástica ou jogar jogos de spinning.

Tactile

Algumas crianças com SPD têm medo de tocar em qualquer coisa porque não gostam de texturas. Outros precisam da entrada sensorial e tocam em tudo, apropriado ou não. Deixe as crianças que procuram informações táteis ficarem sujas com tintas para os dedos, massinha ou creme de barbear. Eles podem cavar na lama por vermes. Ensine-os a acariciar suavemente um cachorro ou um gato. Muitas crianças com SPD gostam de apertar uma bola de estresse, ou manter uma caixa sensorial preenchida com diferentes texturas, como arroz, conchas, bolas de algodão ou macarrão. (referência 3)

Auditivo

Certos sons serão calmantes para uma criança com SPD. Ouvir ondas, ao vivo ou gravadas, pode acalmar uma criança descontrolada. Outros sons da natureza podem incluir chuva caindo e pássaros cantando. Instrumentos de luz com flautas e teclados também podem ser calmantes. Tente jogar um jogo de escuta com seu filho. Sente-se muito calmamente e tente identificar os sons que você ouve e de onde eles vêm. (Referência 2)

, , ] ]