casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Por que um supositório de glicerina funciona em bebês?

Muitos pais acompanham a freqüência e a consistência dos movimentos intestinais de um bebê. Qualquer mudança em uma rotina estabelecida traz ansiedade e possíveis visitas ao médico. Quando a constipação é diagnosticada e a intervenção é necessária, o pediatra pode sugerir o uso de um supositório de glicerina.

Constipação

A constipação é um problema comum em bebês e crianças, representando cerca de 3% das consultas pediátricas ambulatoriais. Embora seja uma situação preocupante para os pais, raramente há qualquer razão médica subjacente. Na primeira semana de vida, os lactentes têm em média quatro evacuações por dia, chegando a 1,7 fezes por dia aos 2 anos e 1,2 por dia aos 4 anos.

Causas da constipação infantil

Alterações na dieta uma criança experimenta às vezes resulta em constipação. Começar a fórmula depois de ser amamentado ou se mudar para alimentos mais sólidos pode levar à constipação. Se você suspeitar que seu filho está constipado, consulte seu médico antes de agir. Não administrar um laxante a qualquer criança com menos de 6 anos sem o conselho de um médico.

Laxantes

Laxantes, produtos utilizados para promover os movimentos intestinais, estão disponíveis para uso oral ou retal. Os produtos retais são supositórios e enemas. Os laxantes são agrupados de acordo com seus métodos de ação. Alguns são estimulantes, causando um aumento na contração nos intestinos. Outros amolecem as fezes, e outras ainda aumentam o volume das fezes.

Supositórios de Glicerina

Os supositórios de glicerina são laxantes hipossmóticos, o que significa que eles servem como amaciantes de fezes pela absorção de água dos tecidos circundantes. Eles fornecem resultados rápidos, às vezes em 15 minutos. Existem formulários especialmente concebidos para bebês e crianças. Por serem produtos retais, a criança não é obrigada a ingerir nada, tornando esse tipo mais fácil de administrar. Os pais muitas vezes escolhem esses produtos por causa da facilidade de uso e resultados rápidos.

Considerações

Não exagere supositórios ou outros laxantes; caso contrário, seu filho pode desenvolver um "hábito laxativo" e começar a depender de um laxante para um movimento intestinal.

Observe cuidadosamente seu bebê para garantir que não haja reação adversa ao supositório de glicerina.

Uma mudança na dieta pode ajudar a evitar futuras crises de constipação. Tente adicionar água ou suco de frutas à dieta de uma criança mais velha, ou alimente seus filhos com cereais ricos em fibras, como cevada, se alimentos sólidos já fizerem parte de sua dieta.