casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Riscos da Anestesia Infantil

Cirurgias e procedimentos médicos para crianças que requerem anestesia fazem com que a maioria dos pais se preocupe com os possíveis riscos e efeitos colaterais. Embora a anestesia continue melhorando em segurança, alguns riscos acompanham seu uso em crianças e adultos. Entender os riscos ajuda você a se preparar e a seu filho para o procedimento. E certas precauções ajudam a reduzir o risco de complicações da anestesia.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais geralmente não são fatais e desaparecem após a anestesia ter deixado o sistema do seu filho. Seu filho pode sentir náuseas ou vomitar. Sonolência, tontura ou um estado de agitação que dura até uma hora às vezes ocorrem quando uma criança sai da anestesia. Outros efeitos colaterais incluem arrepios, dor, erupção cutânea, inchaço, inchaço, palidez, congestão ou dor de garganta. Algumas crianças também precisam de oxigênio junto com a anestesia.

Complicações

Complicações mais sérias são raras, mas ainda são possíveis enquanto o seu filho está sob anestesia. Lesões nos dentes, cordas vocais, artérias, veias e nervos são uma possibilidade. Seu filho pode sofrer alterações na pressão sangüínea ou nos ritmos cardíacos erráticos. Em casos raros, ocorre uma reação alérgica às drogas usadas como anestesia. Se o seu filho vomitar enquanto estiver sob anestesia, ele corre o risco de respirar o vômito e ter uma inflamação nos pulmões ou pneumonia. Em casos muito raros, a morte é uma possível complicação da anestesia.

Efeitos a longo prazo

O dano cerebral que resulta em uma dificuldade de longo prazo para a criança é uma possível complicação. De acordo com a Society for Pediatric Anaesthesia, danos cerebrais e morte são as duas complicações mais raras decorrentes do uso de anestesia. O "New York Times" informou em março de 2011 que um painel consultivo da Food and Drug Administration havia começado a pesquisar os efeitos a longo prazo da anestesia sobre as habilidades cognitivas e de aprendizagem de uma criança. A preocupação é que a anestesia administrada em crianças pequenas, especialmente o uso repetido das drogas, pode retardar cognitivamente a criança. Na maioria dos casos, a necessidade da cirurgia é fundamental para que os riscos de problemas cognitivos de longo prazo sejam superados.

Prevenção

A equipe médica da sua criança fornece instruções para prepará-lo para o procedimento de redução de complicações. Isso geralmente inclui parar alimentos sólidos e até mesmo líquidos por um período de tempo antes do procedimento. Siga estas instruções cuidadosamente. Também forneça ao seu médico e ao anestesiologista todas as informações relevantes sobre saúde, incluindo quaisquer condições de saúde, alergias, medicamentos e produtos de venda livre que seu filho use. Esta informação é crucial para selecionar o tipo apropriado de anestesia para o seu filho. Escolha um anestesista com experiência em administrar anestesia a crianças.