casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Herpangina em bebês

A herpangina é uma infecção viral comum na primeira infância. A maioria dos casos é relatada em crianças entre 1 e 4 anos, mas as crianças também são suscetíveis à infecção, de acordo com o Hospital Infantil de Boston. Embora a herpangina possa tornar o bebê desconfortável e irritável, a maioria dos casos se resolverá por conta própria em cerca de uma semana, sem complicações.

Sintomas

Uma criança com herpangina geralmente desenvolve pequenos inchaços cheios de líquido que parecem como bolhas na boca e no fundo da garganta, de acordo com o Hospital Infantil de Boston. Uma febre alta freqüentemente se desenvolve rapidamente, com temperaturas que chegam a mais de 40ºC. Outros sintomas incluem baba, diminuição do apetite, dores de cabeça e dor na boca e na garganta, onde as lesões estão presentes.

Causa

A herpangina é uma infecção viral. Vários vírus podem causar a doença, mais comumente um vírus coxsackie ou um echovírus, relata o Hospital Infantil de Boston. Os enterovírus também podem causar a condição. Ao contrário de muitos outros vírus comuns da infância, os casos de herpangina são mais comumente relatados no verão e no outono. A infecção é contagiosa, portanto é mais provável que seu bebê a consiga se tiver um irmão com ela ou se outra criança em seu centro de assistência infantil estiver doente.

Diagnóstico

Nenhum teste de diagnóstico formal está disponível diagnosticar uma criança com herpangina. Em vez disso, o pediatra do seu bebê provavelmente examinará suas lesões para fazer um diagnóstico. Como as lesões são particulares na aparência da herpangina, sua presença normalmente é suficiente para o diagnóstico, de acordo com o MedlinePlus. Outra infecção semelhante na infância - doença da mão e da boca e do pé - também pode causar lesões semelhantes a bolhas na boca, mas crianças com essa condição também tipicamente desenvolvem lesões nas mãos e pés, informa a KidsHealth.

Não há drogas disponíveis para eliminar uma infecção por herpangina. Em vez disso, o objetivo é tratar os sintomas e deixar seu bebê confortável até que a infecção desapareça. O acetaminofeno e o ibuprofeno para lactentes podem ajudar a diminuir a febre do seu filho e também aliviar parte da dor causada pela infecção, informa o MedlinePlus. No entanto, lembre-se de nunca dar aspirina a uma criança com febre por causa do risco da síndrome de Reye. Você também deve tentar aumentar a ingestão de líquidos do bebê para evitar a desidratação, que pode resultar quando a criança tem febre alta.

Prevenção

Como muitos outros vírus, a herpangina é contagiosa e pode ser facilmente transmitida para outras pessoas. . Se seu bebê tiver a doença, é importante tomar precauções para evitar que ela se espalhe. Por exemplo, seu filho deve ser mantido em casa da creche até que ele esteja bem, aconselha o KidsHealth. Você também deve certificar-se de lavar as mãos com frequência ao longo do dia enquanto seu filho estiver doente. Além disso, certifique-se de limpar as superfícies com as quais seu bebê entrou em contato.