casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como ajudar crianças com problemas de processamento auditivo

Se seu filho tiver problemas no processamento auditivo, ele poderá ouvir cada palavra que disser, mas ainda assim achar difícil interpretar o significado de suas palavras. O Transtorno do Processamento Auditivo (DPA) é um distúrbio de comunicação que afeta aproximadamente cinco por cento das crianças em idade escolar, de acordo com a Kids Health. As crianças com DPA têm dificuldade em ouvir em ambientes barulhentos, seguir instruções verbais e distinguir sons semelhantes. Embora uma criança com DPA possa ter uma audição perfeita, ela provavelmente parecerá esquecida ou desorganizada e poderá achar difícil se concentrar na escola.

Consulte um fonoaudiólogo para descobrir que mudanças você pode fazer para ajudar seu filho. foco diz que os Institutos Nacionais de Saúde. Um fonoaudiólogo pode sugerir maneiras de gerenciar a acústica em casa e ajudar a determinar onde seu filho deve se sentar na sala de aula para ajudá-lo a se concentrar.

Trabalhe com um fonoaudiólogo para identificar áreas de linguagem que seu filho considera mais problemática. Um fonoaudiólogo pode avaliar as habilidades de linguagem escrita e oral de seu filho para determinar uma abordagem terapêutica adequada.

Use frases curtas e simples e mantenha contato visual quando falar com seu filho. Se você precisar dar instruções complexas, peça a seu filho que repita cada passo para você. Fazer essas coisas ajudará seu filho a se concentrar em sua mensagem e aumentar a probabilidade de que ele entenda o que você diz.

Ensine seu filho que ela deve continuamente procurar formas de compensar seu APD . Enquanto os professores e terapeutas podem fazer certas concessões e ajustes para facilitar o aprendizado, seu filho deve aceitar a responsabilidade de obter as informações necessárias.

Obtenha um dispositivo de treinamento auditivo para seu filho. Um dispositivo de treinamento auditivo é um fone de ouvido usado em conjunto com o microfone de um professor para eliminar o ruído de fundo e facilitar a comunicação na sala de aula.

Eduque-se sobre várias terapias de tratamento disponíveis para DPA e descubra qual terapia funciona melhor para o seu filho. De acordo com Teri James Bellis, PhD, CCC-A da American Speech-Language-Hearing Association, existem inúmeras terapias destinadas a tratar DPA, e o sucesso de seu filho dependerá de encontrar o caminho certo.

Dica

Existem quatro subtipos diferentes de APD: tolerância /fading memory, integração, decodificação e prosódico. De acordo com Judith W. Paton, uma fonoaudióloga da Califórnia, cada subtipo tem sintomas distintos. Identificar corretamente o subtipo de uma criança é uma parte importante do tratamento da DPA.

Advertências

Devido a uma semelhança nos sintomas, um médico ou terapeuta pode confundir a DPA do seu filho com outra condição, como depressão ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Certifique-se de obter um diagnóstico preciso antes de prosseguir com o tratamento.

Embora os sintomas possam sugerir DPA, seu filho pode não desenvolver as habilidades necessárias para testar o distúrbio até os oito ou nove anos de idade.

Coisas Necessárias

Dispositivo de treinamento auditivo

, , ] ]