casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento Infantil Precoce e Médio

A infância precoce e média é uma época de crescimento e desenvolvimento significativos. Na primeira infância - com idades entre 3 e 6 anos - as crianças saem da infância até se vestirem e comerem com talheres. No meio da infância - com idades entre 6 e 12 anos - eles progridem ainda mais até se encontrarem à beira da puberdade e adolescência. Cognitivamente e socialmente, eles adquirem habilidades e competências que fornecerão a base para o senso de quem são e como se encaixam no mundo. Esses novos níveis de compreensão ajudam a orientá-los à medida que progridem para a adolescência, a idade adulta jovem e além.

Desenvolvimento Físico na Primeira Infância

Entre as idades 3 e 6, a criança faz muitos avanços no desenvolvimento motor grosso. aos Institutos Nacionais de Saúde. Estes começam com uma melhor habilidade de correr, pular, arremessar e chutar uma bola. Em seguida, a criança progride para aprender a pegar uma bola, pedalar um triciclo, pular em um pé, equilibrar-se em um pé e caminhar de um lado para o outro. Habilidades motoras finas desenvolvidas durante a primeira infância incluem a capacidade de desenhar uma pessoa com três partes, usar uma tesoura de segurança, vestir-se adequadamente e comer com uma colher e um garfo.

Linguagem da Primeira Infância e Desenvolvimento Cognitivo

Crianças entre 3 e 6 também apresentam muitos avanços no desenvolvimento cognitivo e linguístico, de acordo com o NIH. Eles começam a formar sentenças aos 3 anos de idade. Aos 4 anos de idade, eles começam a compreender as relações de tamanho, nomeiam quatro cores, contam até quatro e se divertem com palavras e rimas. Aos 5 anos, as crianças podem contar até 10, compreender a ideia do tempo, memorizar o seu número de telefone e responder a perguntas que envolvam “por quê?”

Segundo Erick Erikson, pesquisador alemão Psicólogo, durante cada estágio de desenvolvimento, os seres humanos devem resolver um conflito psicossocial específico para progredir para o próximo nível de uma maneira psicologicamente saudável. Como descrito por Grace J. Craig, autora de um livro sobre desenvolvimento humano, o conflito para crianças entre 3 e 6 anos é "iniciativa versus culpa". Se as crianças pequenas podem explorar o mundo com sucesso, elas desenvolvem iniciativas. "No entanto, se eles são severamente criticados ou superestimados", escreve Craig, "eles aprendem a se sentir culpados por muitas de suas próprias ações."

Desenvolvimento Físico na Infância Média

Crianças entre 6 e 6 anos de idade 12 geralmente têm habilidades motoras fluidas e fortes, de acordo com o NIH. No entanto, eles podem variar drasticamente em tamanho, coordenação física e maturação. Algumas crianças começam a desenvolver características sexuais secundárias durante este estágio. Nos meninos, estes incluem o aumento do pênis e dos testículos, bem como o crescimento dos pêlos púbicos, axilares e no peito. Nas meninas, elas incluem o crescimento dos pêlos púbicos e das axilas, bem como o desenvolvimento das mamas.

Quando os seis anos de idade, as crianças geralmente usam sentenças completas de cinco a sete palavras. À medida que progridem até o meio da infância, desenvolvem a capacidade de usar frases cada vez mais complexas. Cognitivamente, entre as idades de 6 e 10 anos, as crianças progridem da capacidade de seguir três ordens seguidas até a capacidade de seguir cinco comandos seguidos.

O desenvolvimento psicossocial da infância média

O conflito psicossocial de o meio da infância, como conceituado por Erikson, é “indústria versus inferioridade”. À medida que as crianças adquirem uma variedade de habilidades durante a infância, desenvolvem um senso de competência. Ao se compararem com outros de sua idade, podem perceber-se como possuidores de uma capacidade produtiva ou de um sentimento de fracasso. Craig afirma: "Uma avaliação negativa do self em comparação com os outros é especialmente perturbadora neste momento".