casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Uma gravidez saudável após um ectópico

Gravidezes ectópicas acontecem quando um óvulo fertilizado se implanta fora do endométrio, ou revestimento interno do útero. Embora os ectópicos possam tecnicamente incluir a implantação fora do trato reprodutivo, muitos são tubários, o que significa que o óvulo é implantado nas tubas uterinas. As mulheres que foram tratadas para uma gravidez ectópica podem continuar a ter uma gravidez saudável. Significado A compreensão do significado de uma gravidez saudável após uma ectópica envolve a compreensão do mecanismo por trás da gravidez ectópica em si. Enquanto algumas gravidezes ectópicas são aleatórias, outras são o resultado de fatores de risco. A Dra. Miriam Stoppard, em seu livro "Conception, Pregnancy and Birth", explica que mulheres com endometriose, cirurgias tubárias ou história de doença inflamatória pélvica têm maior risco de gravidez ectópica do que aquelas sem fatores de risco. Essas mulheres têm um risco maior de repetição ectópica, em comparação com aquelas para quem a primeira ectópica foi um evento aleatório.

Probabilidade

Os efeitos da primeira ectópica e seu tratamento afetam a probabilidade de uma gravidez saudável de acompanhamento. O Centro Avançado de Fertilidade de Chicago explica que existem muitas maneiras de lidar com uma ectópica. Se o problema foi detectado precocemente e o tubo não rompeu, técnicas poupadoras de tubo que eliminam a gravidez ectópica sem dano tubário minimizam o risco de futuras gravidezes ectópicas. O centro observa que a taxa de recorrência de ectópica é de cerca de 6 para 1 em favor de uma gravidez saudável em todos os casos de história ectópica.

Considerações

Uma mulher que teve um ectópico e gostaria de acompanhar com uma gravidez saudável pode se engajar em certos comportamentos nesse ínterim que aumentam suas chances de conceber normalmente. O Centro de Fertilidade Avançada de Chicago explica que o controle da natalidade somente por progestógeno e as técnicas de fertilização in vitro aumentam o risco de uma gravidez ectópica. Como tal, mulheres com história prévia de ectópicas podem optar por evitá-las se quiserem ter uma gravidez normal.

Obstetras acompanham de perto as mulheres que estão grávidas após uma ou mais gravidezes ectópicas para assegurar que a gravidez parece normal. Testes muito precoces envolvem o uso de níveis hormonais para avaliar a viabilidade da gravidez. O Centro de Fertilidade Avançada de Chicago observa que os baixos níveis de hCG, ou gonadotrofina coriônica humana, e progesterona indicam uma anormalidade de algum tipo. Esses níveis podem fornecer indicações muito precoces de problemas e permitir que os médicos capturem ectopicos antes que danifiquem o tubo.

Em seu livro "O que você não pensou em perguntar ao seu obstetra", Dr. Raymond Poliakin observa que o ultra-som é uma das melhores maneiras de verificar a implantação normal e a viabilidade de uma gravidez. Embora não seja necessário que os obstetras realizem ultra-sonografias precoces em todas as gestações, as mulheres que tiveram ectópicos podem se beneficiar de uma ultrassonografia com 6 semanas de idade gestacional. O ultra-som verifica se há um saco gestacional e, muitas vezes, um batimento cardíaco inicial. Desde que o saco esteja no útero, a gravidez é normal.

, , ] ]