casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

5 sintomas que nunca devem ser ignorados durante a gravidez

Quando você está grávida, muitos dos sintomas normais da gravidez são novos para você. Isso torna difícil dizer se o que você está enfrentando é apenas parte de uma gravidez normal ou algo para levar mais a sério. Existem 5 sintomas que exigem atenção médica imediata, pois podem complicar a gravidez. Aprender o que eles podem significar e quando ligar para seu médico pode ajudar você e seu bebê a evitar problemas potencialmente perigosos.

Sangramento vaginal

O sangramento vaginal ocorre com frequência na gravidez; entre 10 e 15 por cento das mulheres experimentam algumas nas primeiras 16 semanas de gravidez. De acordo com uma análise de pesquisa de 2003 publicada na "Human Reproduction", 14% das mulheres com sangramento precoce abortaram, em comparação com 9% que abortaram sem sangramento. O sangramento precoce também pode indicar gravidez ectópica, uma complicação potencialmente fatal em que o embrião se implanta fora do útero, geralmente na trompa de Falópio. A avaliação precoce pode prevenir a ruptura do tubo e a hemorragia materna. Hemorragia vaginal mais tarde na gravidez pode indicar placenta prévia, na qual a placenta cresce sobre a abertura do colo do útero. Cerca de 66 por cento das mulheres com placenta prévia sofrem hemorragias durante a gravidez, informa o manual de medicina "Maternal-Fetal Evidence-Based Guidelines".

Dor abdominal

A dor abdominal intensa nunca é normal na gravidez. No início da gravidez, a gravidez ectópica pode causar dor e sensibilidade abdominais graves. Na gestação tardia, a dor abdominal pode sinalizar um descolamento da placenta, no qual a placenta se separa da parede uterina durante a gravidez, causando sangramento dentro do útero que pode fazer com que pareça mais dura. A ocorrência de descolamento prematuro da placenta está entre 1 em 75 a 226 gestações, relatam os livros didáticos de enfermagem "Cuidados de Enfermagem Materna Infantil". Um descolamento da placenta separa o feto de seu suprimento de sangue e oxigênio; procure atendimento médico imediato para este sintoma. Dor abdominal ou aperto que ocorre 4 a 6 vezes por hora antes de 37 semanas pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro, de acordo com um estudo "Journal of Perinatology" de 2004. Amniotic Fluid Leakage

Qualquer vazamento de claro Um fluido da vagina pode significar que seu saco amniótico, que protege o feto de bactérias externas, se rompeu, aumentando o risco de infecção. Chame seu médico imediatamente se isso ocorrer antes de 37 semanas. Após 37 semanas, siga as instruções do seu médico sobre quando ligar quando a água se rompe.

Diminuição do movimento fetal

É normal que o feto se mova menos nas últimas semanas de gravidez, pois seus aposentos se tornam mais apertado. No entanto, você ainda deve sentir um movimento fetal regular e deve relatar um movimento fetal diminuído, pois isso pode indicar falta de oxigênio ou outro problema para o feto. Existem dois métodos estabelecidos de contagem de movimentos fetais. Na técnica de Cardiff, conte quanto tempo demora para gravar 10 movimentos enquanto está sentado ou deitado. Se você não sentir 10 movimentos em uma hora, ligue para o seu médico. Com o método Sadovsky, deite-se do seu lado esquerdo uma hora depois de comer e conte os movimentos fetais. Se você não se sentir pelo menos 4 movimentos dentro de uma hora, chame seu médico.

Cefaléia Grave

Cefaléia grave na gravidez pode ser um sinal de alerta de pré-eclâmpsia, um distúrbio hipertensivo da gravidez. A pré-eclâmpsia pode progredir para eclâmpsia, um distúrbio com risco de vida que causa convulsões e pode levar a complicações maternas e fetais, como derrame ou morte. Visão turva, dor gástrica abdominal e retenção de líquidos podem ocorrer juntamente com dor de cabeça. Entre em contato com seu médico imediatamente se esses sintomas ocorrerem.

, , ] ]