casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Atividades para construir auto-estima em adolescentes deprimidos

Adolescentes que sofrem de depressão são muito tristes, têm problemas para dormir, sentem-se desesperançados e sem valor, ganham ou perdem quantidades significativas de peso, têm dificuldade em se concentrar e têm dificuldade em manter relacionamentos saudáveis. Muitos adolescentes que estão deprimidos também têm uma baixa auto-estima. Há muitas atividades que os professores, terapeutas e pais podem usar para melhorar a confiança e auto-estima entre os adolescentes.

Elogios e elogios

Se você está liderando um grupo de adolescentes em um ambiente terapêutico ou trabalhando com adolescentes em sua sala de aula, você pode melhorar sua auto-estima, incentivando-os a dar aos outros elogios, de acordo com a Education World. Divida os adolescentes em grupos de quatro ou cinco e diga que a tarefa deles é dar um elogio a cada pessoa do grupo. Peça aos adolescentes que se concentrem em algo que seja comportamental e não esteja ligado à aparência. Dê exemplos, para que os adolescentes saibam o que você está pedindo.

Seja ativo

Adolescentes que sofrem de depressão geralmente têm pouca energia, o que pode levar ao ganho de peso. Quando um adolescente não se sente bem com sua aparência, provavelmente ficará mais deprimido e sua auto-estima continuará a despencar. Se você quer incentivar a confiança entre os adolescentes, coloque-os em atividade. Os esportes coletivos são uma ótima maneira de os adolescentes construírem confiança e melhorarem sua autoestima. Se o adolescente não quiser fazer um esporte coletivo ou não tiver talentos esportivos, ofereça outras sugestões sobre como fazer exercícios. Ela podia andar com os amigos depois da escola, jogar boliche nos fins de semana, passar tempo no parque quando está bem do lado de fora e andar de bicicleta até a escola.

Fazer listas de afirmação

O Centro Nacional de Informações sobre Saúde Mental recomenda que os adolescentes fazem listas positivas e os lêem freqüentemente para se sentirem melhor. Como líder de grupo ou professor, você pode escolher um tópico por dia durante uma semana e pedir aos adolescentes que listem coisas relacionadas ao assunto. Por exemplo, você pode pedir aos adolescentes que listem cinco pontos fortes, 10 coisas que os fazem rir, quatro maneiras pelas quais eles ajudaram alguém no último mês e 10 conquistas que tiveram em sua vida. Converse com os adolescentes sobre como colocar essas listas em algum lugar onde eles possam vê-los com frequência, como ao lado da cama ou coladas no espelho do banheiro.

Calendário de incentivo à confiança

Outra atividade recomendada pelo National Mental Health Information Center está fazendo um calendário de aumento de confiança. Quando você faz coisas que você gosta, sua felicidade e confiança aumentam. Os adolescentes devem escrever uma coisa que os faça felizes, sorriam ou riam ao lado de cada dia. O calendário de um adolescente pode incluir passear com seu cachorro, jogar futebol com amigos, ir ao cinema com a namorada e ler por 20 minutos. Depois que o adolescente completar seu calendário, ele deve fazer um esforço para fazer as coisas listadas a cada dia.