casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Mudanças corporais em mulheres

O corpo humano passa por muitas mudanças ao longo da vida. Nas mulheres, as alterações corporais ocorrem principalmente durante a puberdade, gravidez e menopausa, como resultado de flutuações hormonais normais. Mudanças nos seios, ciclo menstrual e sistema reprodutivo estão entre as muitas mudanças corporais que ocorrem durante a vida de uma mulher. Entender a natureza das mudanças corporais nas mulheres permite que as mulheres identifiquem e lidem com as mudanças à medida que elas surgem.

Tipos

Durante a vida de uma mulher, seu corpo passa por muitos tipos diferentes de mudanças. A puberdade - ou a maturação do sistema reprodutivo - é a primeira grande mudança que o corpo feminino incorre, geralmente entre as idades de 8 e 13 anos.

O próximo conjunto de mudanças físicas ocorre durante a gravidez em mulheres que optam por ter crianças, com as mudanças finais ocorrendo na menopausa por volta dos 50 anos de idade. Pequenas mudanças sutis ocorrem ao longo do ciclo de vida devido ao envelhecimento e ao estresse oxidativo.

Causas

Os hormônios são a principal causa de alterações corporais em mulheres. O estrogênio e a progesterona são os principais responsáveis ​​por essas alterações, com o hormônio folículo estimulante e o hormônio luteinizante desempenhando um papel menor. Essas substâncias são responsáveis ​​por regular o ciclo menstrual, a formação da mama, o desenvolvimento fetal e as funções neurológicas, como humor, níveis de energia e libido.

Mudanças no organismo podem causar uma variedade de efeitos em mulheres, algumas delas que pode ser visto como negativo. Segundo Mayo Clinic, mudanças físicas que podem ocorrer durante a menopausa incluem secura vaginal, aumento da gordura abdominal, flacidez da mama e queda de cabelo.

Alterações corporais relacionadas à gravidez, como ganho de peso e inchaço mamário, podem levar à autoconsciência "regarding body image.", 3, [[Com uma dieta saudável e exercícios regulares, as alterações corporais induzidas pela gravidez geralmente desaparecem após o parto. A puberdade pode ser um momento difícil para as meninas, cujos corpos passam por mudanças rápidas e drásticas em um curto espaço de tempo. O aparecimento de pêlos pubianos, crescimento da mama, pequenas alterações na voz e aumento rápido da altura estão entre os sinais da puberdade nas meninas. Prevenção /Solução

Enquanto a maioria das mudanças corporais em mulheres não pode ser evitada, é muitas vezes possível tratar sintomas individuais de processos como menopausa e síndrome pré-menstrual. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC, o óleo de prímula pode ser útil para aliviar os sintomas da TPM, como sensibilidade mamária, inchaço e alterações de humor. Uma dieta saudável, exercícios regulares e sono adequado são vitais para "maintaining a youthful appearance.", 3, [[Antioxidantes em alimentos como frutas, vegetais e chá verde podem ajudar a prevenir o dano oxidativo envolvido no processo de envelhecimento. Evitar exposição excessiva ao sol, fumar e estresse emocional desnecessário, que também pode ajudar a prevenir sintomas de envelhecimento precoce, como perda de colágeno e rugas.

Considerações

Mudanças que são dramáticas ou surgem repentinamente podem sinalizar um problema mais sério problema. Perda de cabelo grave, fadiga extrema e mudanças inesperadas no sangramento menstrual garantem a avaliação médica para descartar outras condições.