casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Dor de dente depois de comer

A dor nos dentes pode afetar tudo - incluindo a maneira como você come, interage com os outros e até sorri. Embora a dor de dente depois de comer pode ser o sinal de lesão dentária ou decadência, também pode sinalizar uma condição temporária que pode ser remediada em casa. Portanto, é importante entender o que causa a dor de dente e como ela pode ser tratada.

Sintomas

"O Livro de Remédios dos Médicos" observa que a dor no dente pode ocorrer depois de comer, beber, sorrir , franzindo a testa, apertando a mandíbula ou movendo a cabeça em diferentes direções. Às vezes, a respiração pode até causar dor de dente quando o ar quente ou frio se move para a boca sobre um dente sensível. Além disso, a dor de dente também pode ser acompanhada de vermelhidão, gengiva e inchaço facial e descamação dentro da boca.

Causas

De acordo com a Clínica Mayo, a cárie dentária é tipicamente a causa da dor de dente. Esse decaimento ocorre quando as bactérias se agarram à placa nos dentes e começam a criar um orifício chamado cavidade. Se não for tratada, esta cavidade pode crescer mais e mais profundamente, eventualmente expondo o nervo do dente. Além da cárie dentária, a dor de dente depois de comer também pode ser o sinal de uma infecção ou até mesmo um pouquinho de comida presa entre dois dos dentes.

Alívio

Lavar a boca e os dentes com água morna e fio dental para soltar os pedaços de comida presos entre os dentes. Além disso, anti-sépticos como eugenol ou benzocaína podem ser aplicados diretamente no dente para ajudar a reduzir a irritação e a dor. Por via oral, os analgésicos tradicionais, como o ibuprofeno, podem aliviar dores e inchaços. No caso de uma cavidade, um dentista deve ser visto para remover as seções deterioradas do dente e substituí-las por um preenchimento.

Prevenção

Para evitar a dor e a cárie dentária, a KidsHealth recomenda a escovação dos dentes com um dente. creme dental contendo flúor pelo menos duas vezes ao dia - mas de preferência após cada refeição. Certifique-se de escovar as gengivas, assim como os dentes. Para remover alimentos e placa, use fio dental todas as noites na hora de dormir. Fique longe de comidas e bebidas açucaradas, que podem incentivar cavidades e decadência. Vá ao dentista duas vezes por ano para limpezas e exames regulares.

Dicas

Antes da sua consulta ao dentista, “O Livro dos Médicos dos Remédios Caseiros” sugere evitar o dente dolorido enquanto se come. A comida pode ficar presa em cavidades ou irritar ainda mais dentes e gengivas doloridas. Considere chupar um cubo de gelo ou aplicar um bloco de gelo na bochecha em incrementos de 15 minutos, aproximadamente quatro vezes por dia. Como o ar frio pode aumentar a sensação de dor de dente, considere manter sua boca fechada o máximo possível.