casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Qual é a diferença entre ligações dentárias e folheados?

As ligações dentárias e folheadas são procedimentos de odontologia estética para melhorar o seu sorriso. Ambos vão mascarar imperfeições nos dentes, mas existem diferenças nos procedimentos, materiais e custo.

Descrição dos folheados

Folheados são finas cascas de porcelana que cobrem as frentes dos dentes, algo como unhas artificiais. A Academia Americana de Odontologia Cosmética, também conhecida como AACD, afirma que a função dos folheados é cobrir as lacunas entre os dentes e ocultar dentes tortos, deformados ou manchados. O dentista primeiro irá remodelar os dentes, removendo algum esmalte para permitir a espessura adicional dos folheados. Em seguida, uma imagem moldada é enviada para um laboratório dentário, onde as facetas de porcelana são feitas para caber exatamente sobre seus dentes e cobrir eventuais imperfeições. Finalmente, os folheados são aplicados aos dentes naturais com material adesivo. Todo o procedimento geralmente requer três visitas ao consultório durante várias semanas, relata o Colégio Universitário de Medicina Dentária de Columbia.

Pros & Contras de folheados

Como os folheados são feitos sob medida para os dentes de cada paciente, é quase impossível dizer a diferença entre os folheados e os dentes naturais, relata a AACD. "Os revestimentos de porcelana também têm uma qualidade translúcida que os faz parecer dentes naturais", diz Kimberly Harms, DDS, dentista de Farmington, Minnesota, e conselheira de consumo da American Dental Association. Folheados não mudam de cor ao longo do tempo, e eles resistem a manchas de café, chá, vinho e fumo, diz Harms. A desvantagem: folheados são caros. A partir de 2010, o custo médio foi de US $ 800 a US $ 2.000 por dente, dependendo da localização geográfica e da perícia do dentista, de acordo com Harms.

Descrição da ligação dentária

A Academia de Odontologia Geral descreve ligação dentária como uma técnica odontológica estética que utiliza uma resina composta para mascarar imperfeições. A resina é adaptada à cor dos dentes do paciente e aplicada à mão livre pelo dentista. "É como massa de vidraceiro e pode ser moldada e moldada para encobrir as imperfeições, mas não tem a aparência translúcida dos folheados", disse. diz Harms. A função da ligação dental é fazer com que os dentes lascados, descoloridos ou curtos pareçam melhores, de acordo com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Columbia. A ligação também pode ser usada para proteger parte da raiz do dente que fica exposta quando os dentes recuam. Pouca ou nenhuma preparação é necessária, diz Harms.

Pros & Contras de ligação dental

A ligação é mais fácil, mais rápida e menos dispendiosa do que os folheados. Todo o procedimento pode ser feito em uma visita ao consultório, de acordo com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Columbia. A partir de 2010, o custo médio foi de US $ 200 a US $ 700 por dente, dependendo da localização geográfica e da experiência do dentista, diz Harms. Ao contrário dos folheados, o café, o chá, o vinho e o fumo podem manchar o material usado na colagem dentária, particularmente nos dias seguintes ao procedimento. E a ligação dentária não é para fazer um sorriso inteiro. "O vínculo é melhor para pequenas imperfeições e reparos, como chips, & rdquo; diz Harms.

Manutenção

Porque folheados e materiais de ligação dentária não são tão fortes como os dentes naturais, a AACD recomenda que você evite roer as unhas, abrir nozes com os dentes e mastigar canetas "Isso pode fazer com que os folheados, bem como as ligações dentárias, lascem ou caiam", diz Harms, mas você não precisa mudar a maneira como usa fio dental ou escova, relata a Faculdade de Odontologia da Universidade de Columbia. Medicina. Com os devidos cuidados, a colagem dentária costuma durar de dois a cinco anos, enquanto os folheados podem durar 15 anos ou mais, diz Harms.