casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Sinais e Sintomas da Pele Desidratada

Diz-se que a beleza é apenas superficial, mas quando se trata de desidratação da pele, todo o corpo é afetado. Se a pele estiver desidratada, o mesmo acontece com os outros sistemas do corpo. Na verdade, o status da pele é uma pista que os profissionais médicos usam para descobrir o quão hidratado é o resto do corpo.

Alterações na desidratação da pele leve

Nos estágios iniciais da desidratação, o corpo é tentando compensar recebendo líquidos para o lugar que mais precisa deles. Seu peito e cabeça podem parecer especialmente corados. O calor estará nessas áreas, mas os dedos das mãos e pés podem começar a ficar frios. A pele também pode estar úmida nesse momento, pois seu corpo faz um esforço para regular a temperatura sem o fornecimento adequado de água.

Se você estiver em um estado contínuo de desidratação leve, seu corpo pode se ajustar tornando-se seco ou escamoso. A pele também parece pálida, porque a baixa hidratação significa diminuição do volume sangüíneo. Em geral, a pele pode parecer menos rechonchuda ou flácida.

Alterações na desidratação da pele moderada

À medida que a desidratação avança, a sudorese cessa e a pele permanece seca. O corpo está mantendo a umidade que tem para processos vitais, para que a pele dos membros fique mais fria. Se você estiver em uma área quente, eles podem ficar quentes sem suar. Áreas sem glândulas de óleo significativas, como os lábios, podem se tornar rachadas. Sombras podem aparecer na pele sob os olhos, pois podem afundar sem hidratação.

Turgor da pele

O principal sinal de desidratação que aparece na pele é uma mudança no turgor, ou elasticidade. Isso é feito agarrando a pele das costas da mão, criando uma “tenda”. A pele é então liberada e observada. Se a pele se contrair rapidamente, a pessoa não está em estado significativo de desidratação. No entanto, a pele que é mais lenta para retornar indica que a pessoa está desidratada.

Turgor da pele é um sinal tardio de desidratação, ocorrendo com desidratação moderada a grave. Isto é definido como 10 a 15% ou mais da perda de fluidos do peso corporal. Isso pode acontecer em doenças como vômitos ou diarréia e pode ter um sério impacto negativo no coração.

Quando procurar atendimento médico

Se você está mostrando um turgor insuficiente, especialmente se combinado com uma doença, procure um médico imediato Cuidado. Quanto mais tempo a pele demorar para voltar ao normal, mais severa será a desidratação, e mais rapidamente a ajuda será necessária.

Procure assistência médica de emergência se sentir confusão, tontura, letargia ou tontura. Contacte o seu médico se, além dos problemas de turgor cutâneo, tiver sangue nas fezes ou vómitos, diarreia ou vómitos em bebés, boca ou olhos secos, batimento cardíaco acelerado, baixa produção de urina ou qualquer um dos outros sintomas acima referidos. , , ] ]