casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Tratamento de Cicatrizes Profundas

Cicatrizes são a maneira como o corpo repara feridas causadas por acidentes, doenças ou cirurgias e são um sinal de que o processo natural de cicatrização de sua pele está fazendo o seu trabalho. Quase todas as feridas e muitas formas de acne deixam para trás pelo menos uma pequena cicatriz, mas em alguns casos, as cicatrizes podem ser maiores, mais profundas e desagradáveis. Mesmo com o tratamento, sua pele nunca ficará exatamente como era antes, embora você possa melhorar muito a aparência da cicatriz.

Identificação

Existem vários tipos de cicatrizes profundas: cicatrizes de picadas de gelo que normalmente são pequeno em diâmetro com lados profundos; cicatrizes fibróticas deprimidas que também têm lados íngremes, mas são tipicamente maiores com margens agudas; e cicatrizes macias superficiais e profundas, que são variáveis em tamanho com bordas mais inclinadas que se fundem gradualmente com a pele normal.

Causas

Cicatrizes ocorrem quando o colágeno em sua pele repara uma ferida, que é parte do processo de cura natural. Quanto mais a sua pele é danificada pela inflamação e quanto mais tempo uma ferida curar, maior a chance de uma cicatriz visível. Cicatrizes profundas podem ocorrer quando há uma falta de tecido subjacente, como gordura e músculo, permitindo que a cicatriz puxe a pele ao redor e cause um recuo.

Tratamentos

Seu médico pode prescrever mais de um tipo de tratamento, dependendo do tipo e extensão da cicatrização. Esses tratamentos podem incluir dermoabrasão, que usa ferramentas abrasivas para remover as camadas externas da pele; revisão da cicatriz a laser que irradia uma luz de alta energia para remodelar a pele indesejada e danificada; enchimentos de tecidos moles como colágeno, ácido hialurônico ou gordura injetada em sua pele; e punção excisão e enxerto que apresenta um instrumento de cookie-cortador para remover a cicatriz. Antes de ir ao médico, você pode experimentar géis contendo silicone, cremes e ataduras para feridas e cicatrizes mais recentes ou usar um clareador de pele contendo um produto como a hidroquinona. Você terá que ser paciente, pois esses tratamentos podem levar meses para mostrar melhorias e nem sempre são úteis para muitas cicatrizes mais profundas, especialmente as mais antigas.

Considerações

Alguns tratamentos como dermoabrasão podem exigir várias sessões e semanas de tempo de cicatrização, com maior risco de complicações como infecção, cicatrização prolongada, hiperpigmentação e cicatrizes, embora as melhorias possam continuar por meses após o último tratamento, enquanto o colágeno reestrutura sua pele. Com cirurgia de excisão e tratamentos a laser ablativos, você pode não ver melhora imediata e pode haver tempo de inatividade enquanto continua a mudar as bandagens e molhar a pele tratada. Incisões subcutâneas podem resultar em hematomas que podem durar até duas semanas, e até enchimentos podem causar vermelhidão temporária, inchaço e hematomas. Uma vez que estes tratamentos são considerados de natureza cosmética, a maioria não será coberta pelo seguro de saúde.

Advertência

Nem todo mundo é um bom candidato para esses tratamentos, e é por isso que é aconselhável que você consulte o seu médico sobre o que é certo para você. Por exemplo, com dermoabrasão, se você tem acne ativa, infecções ou outras condições de cicatrizes, esse tratamento em particular não será uma boa escolha. A dermoabrasão também não é recomendada se você tiver pele mais escura devido ao risco de hiperpigmentação ou manchas de pele que se tornam mais escuras do que as áreas adjacentes.

, , ] ]