casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Características da pele desidratada

A desidratação da pele ocorre pela exposição a elementos como vento ou sol, contato com produtos químicos de secagem e alérgenos, ou pelo déficit hídrico através da transpiração profusa ou ingestão insuficiente de líquidos. A pele desidratada faz o rosto parecer mais velho e as rugas mais pronunciadas através de um efeito de "poda". A pele seca também pode levar a comichão ou irritação, bem como manchas de pele escamosa e escamosa. Conhecer algumas das características da pele desidratada permite que você tome medidas para evitar a ressecabilidade e condições mais sérias.

Itchiness

Uma das características mais reconhecidas da pele desidratada é a coceira, que pode ser acompanhada por uma aparência branca e cinzenta em sua superfície. A Faculdade de Medicina da Universidade de Drexel sugere evitar arranhar ou esfregar e, em vez disso, usar compressas frias, cremes de hidrocortisona e banhos de aveia ou amido de milho. Além da desidratação, coceira da pele também pode ser causada por picadas de insetos, contato com irritantes, queimaduras solares, erupções cutâneas, parasitas e medicamentos. Se a coceira é grave, um profissional médico deve ser consultado para alívio e para descartar alergias ou outras condições médicas.

Perda de elasticidade

Perda de elasticidade na pele pode ser um sintoma de desidratação. Segundo Drexel, essa condição, também conhecida como turgor cutâneo, é caracterizada pela incapacidade da pele de mudar de forma e voltar ao normal. Os profissionais de saúde agarram a pele nas costas da mão, na parte inferior do braço ou no abdômen entre os dois dedos, de modo que ela fique esticada e, em seguida, solte-a. Se a pele permanecer elevada e retornar lentamente à sua posição normal, isso é um sinal de desidratação moderada a grave em todo o corpo. Os líquidos devem ser ingeridos e um médico deve ser consultado se esta condição for prolongada ou se a perda de fluidos for grave, aconselha o Drexel.

Manchas ásperas

A pele desidratada geralmente tem manchas rugosas e avermelhadas. Estes emplastros podem tornar-se muito pruriginosos e são frequentemente acompanhados por células da pele descascadas. O McKinley Health Center da Universidade de Illinois afirma que a forma mais severa de pele seca é o eczema numular. Isto é caracterizado por manchas circulares ásperas de pele rosa ou vermelha, principalmente nos braços e pernas. O tratamento pode ser tão simples quanto diminuir a frequência do banho, evitar sabonetes fortes ou aplicar loções hidratantes. Consulte o seu médico ou um dermatologista licenciado para tratamento se a sua condição piorar ou se sentir desconforto como resultado de manchas secas na pele.