casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Propriedades do Ácido Salicílico

O ácido salicílico ocorre naturalmente em certas plantas, incluindo folhas de gaultéria, casca de bétula doce e casca de salgueiro. Formas naturais e sintéticas são usadas para fazer tratamentos tópicos para várias desordens de pele, e um composto sintético quimicamente similar derivado de ácido salicílico, ácido acetilsalicílico, é mais comumente conhecido como aspirina. O ácido salicílico tópico está disponível como ingrediente ativo em cremes, pomadas, géis e outras formas.

Propriedades queratinolíticas

O ácido salicílico tem propriedades queratinolíticas, como explicado por Chemical Land21. Ele quebra a queratina, uma proteína que faz parte da estrutura da pele. Isso faz com que o ácido salicílico seja útil como um esfoliante, porque ajuda a pele a eliminar a camada superior de células mortas que podem estar secas, escamosas e dar à pele uma aparência opaca. O ácido salicílico é incluído nos esfregaços faciais e é útil no tratamento da acne, porque as células mortas podem entupir os poros e criar um ambiente favorável às bactérias causadoras da acne. Alguns xampus anti-caspa incluem o ácido salicílico, porque a ação queratinolítica permite que o xampu remova as células mortas. Ácido salicílico pode eliminar verrugas, calos e calos. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovou o ácido salicílico para o tratamento da psoríase, uma condição que envolve excesso de renovação das células da pele e acúmulo de escamas. Propriedades analgésicas e antipiréticas das duas propriedades do ácido salicílico que ir lado a lado são as qualidades analgésica (alívio da dor) e antipirética (antiinflamatória). Estas propriedades são razões adicionais porque o ácido salicílico é benéfico para o tratamento da acne e da psoríase. O ácido salicílico é responsável pela qualidade antiinflamatória da aspirina, um tipo de antiinflamatório não esteroidal (AINE), como observado por um estudo publicado na edição de agosto de 2001 da "QJM: An International Journal of Medicine". As propriedades analgésicas e antipiréticas fazem aspirina útil para o tratamento de condições como dores de cabeça, febre, dores musculares e artrite.

Propriedades anti-fúngicas

O ácido salicílico também tem propriedades anti-fúngicas, de acordo com a Inchem, e pode pode ser usado para eliminar a tinea, um fungo envolvido em vários tipos de infecções da pele. O ácido salicílico pode eliminar a tinea versicolor, uma infecção da camada superior da pele que causa manchas escamosas e descoloridas; tinea pedis (pé de atleta); tinea cruris (jock itch); tinea corporis (micose do corpo) e tinea capitis (micose do couro cabeludo).