casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Vitiligo em crianças

Vitiligo, ou leucoderma, é uma condição médica que afeta a pigmentação da pele e membranas mucosas. As células que criam a cor da pele são destruídas, fazendo com que manchas brancas apareçam. Esta doença pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo dentro da boca, narinas ou globos oculares. O cabelo pode até ser causado a ficar branco por esta condição.

De acordo com o site Vitiligo Support International, de todos os afetados por esta doença, aproximadamente metade deles irá sentir sintomas antes dos 20 e cerca de 95% antes dos 40 anos. É raro a doença aparecer na infância, mas os sintomas para qualquer idade permanecem os mesmos. Você observará manchas brancas ou claras de pele aparecendo e aumentando de tamanho. Estas manchas podem estar em qualquer parte do corpo, incluindo dentro e ao redor da boca ou nariz. Algumas pessoas experimentaram uma perda de cabelo ou até mesmo envelhecimento prematuro e branqueamento dos folículos pilosos.

Causas

A causa exata do vitiligo ainda é desconhecida, mas existem várias teorias sobre o porquê de pessoas experimentam essa condição. Uma teoria é que a doença é inerente geneticamente. Segundo o MayoClinic.com, evidências dessa teoria são sugeridas por grupos familiares que têm um grande número de membros da família com essa mesma doença. Outra teoria é que o vitiligo é na verdade o resultado de uma doença auto-imune que faz com que o corpo ataque suas próprias células da pele. Uma teoria alternativa é que o vitiligo é causado por estresse ou influência emocional.

Vitiligo pode ser categorizado em dois grupos diferentes: localizado e generalizado. No vitiligo localizado, existem três padrões. Padrões focais são limitados a algumas áreas de perda de pigmentação. Os padrões segmentais são limitados ao lado direito ou esquerdo do corpo. O terceiro padrão, mucosa, afeta apenas as membranas mucosas. Na categoria generalizada, existem quatro padrões. O padrão acrofacial afeta principalmente as mãos, pés, cabeça ou face. O padrão vulgar afeta de maneira uniforme todas as áreas do corpo. O padrão misto é onde há vários padrões que afetam a pessoa - por exemplo, padrões acrofacial e vulgar combinados. O quarto padrão é universal. Isso ocorre quando quase toda a pele é afetada pela perda de pigmentação.

Diagnóstico

Se um médico ou um dermatologista suspeitar que um indivíduo tem vitiligo, existem várias medidas tomadas para diagnosticar a doença. Embora uma perda de pigmentação possa estar ligada também a doenças da tireóide ou diabetes, existem alguns testes que podem ser realizados para ajudar a determinar a causa. Anticorpo antinuclear, ou ANA, o teste pode ser feito para descartar ou confirmar qualquer outro tipo de doença auto-imune. O teste de tirotropina pode determinar se o paciente tem doença da tireoide e, em caso afirmativo, determinar que tipo. Verificar o hemograma de um paciente também pode ajudar a determinar se a doença é, de fato, vitiligo. Um exame ocular também pode ajudar a determinar se o vitiligo está presente, devido à inflamação ocular. Através da biópsia, o médico pode usar a luz de Wood para diagnosticar o vitiligo, pois a pele afetada irá brilhar se a doença estiver presente.

Vitiligo em bebês e crianças tem opções de tratamento limitadas, já que algumas são inadequadas para os jovens. Tratamentos principalmente tópicos como vitamina D ou uma forma tópica de esteróides serão usados ​​para tratar o vitiligo infantil. Esteróides ajudam a "re-pigmentar" a área afetada, enquanto a vitamina D pode ajudar a estimular a substituição de células mortas da pele. Em adultos, há também a opção de enxertos de pele, micropigmentação ou tatuagem ou transplante de melanócitos. Este transplante é feito através de uma cultura de pele em uma área não afetada que faz com que as células da pele, ou melanócitos, se reproduzam. É então transplantado dentro das áreas despigmentadas. Um médico ou dermatologista pode determinar melhor o tratamento mais eficaz para o vitiligo em qualquer idade.