casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Foliculite bacteriana

A foliculite é uma infecção nos folículos pilosos. A infecção pode ocorrer devido à exposição a fungos, um vírus ou bactérias que entram na pele. Uma infecção foliculite bacteriana pode envolver as camadas superficiais da pele do folículo ou pode causar sintomas profundos nas camadas da pele e afeta todo o folículo piloso, de acordo com a Clínica Mayo. Foliculite causada por bactérias pode exigir uma viagem ao médico para tratamento adequado, se a condição não se resolver espontaneamente. Sintomas A foliculite causada por bactérias varia entre os indivíduos afetados e pela gravidade da doença. Para infecções superficiais, aparecem inchaços vermelhos no folículo piloso e a pele ao redor da área é inflamada e avermelhada. As protuberâncias podem formar uma bolha cheia de pus sobre o folículo, de acordo com a Clínica Mayo. Infecções que envolvem as camadas mais profundas da pele no folículo piloso desenvolvem grandes massas de infecção sob a superfície. Essas pústulas profundas causam dor e têm pus nelas. Eles podem incrustar-se na superfície.

Bactérias, como o Staphylococcus aureus, penetram no folículo piloso e iniciam a infecção. Danos ao folículo permitem que as bactérias entrem na pele. Causas comuns de danos foliculares incluem escoriações na pele, atrito do barbear e condições da pele, como acne. Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de foliculite incluem obesidade, um sistema imunológico enfraquecido e aumento da idade, de acordo com o Manual Merck de Informações Médicas.

Diagnóstico

Uma visita ao médico ajuda a determinar em uma condição da pele é foliculite. O médico examina a pele e pode precisar cultivar o pus dos folículos. A cultura ajudará a determinar o antibiótico específico necessário para tratar a doença.

Muitas formas de foliculite resolverão espontaneamente sem tratamento médico. Ao contrário de outras formas, a foliculite bacteriana pode exigir antibióticos para ajudar a tratar a infecção da pele. Os antibióticos vêm sob a forma de uma pílula ou como um creme tópico para se espalhar na pele.

Complicações

Possíveis complicações da foliculite bacteriana incluem um aumento da propagação da infecção para os folículos pilosos circundantes e perda permanente de cabelo devido aos danos sofridos pelo folículo. A condição, em formas extremas, também pode causar cicatrizes ou celulite. Com celulite, as bactérias se espalham para outras áreas da pele e causam uma infecção do tecido, caracterizada pela pele avermelhada que se sente quente e macia. Celulite difere de foliculite porque a infecção pode se espalhar rapidamente para os gânglios linfáticos ou para a corrente sanguínea.

Prevenção

Prevenir uma infecção foliculite bacteriana inclui diminuir a fricção na pele - como roupas apertadas ou barbear - que permite a pele para abrir e deixar as bactérias invadir.

, , ] ]